img
17SET2018

UniRV realiza abertura da Semana Acadêmica de Medicina Veterinária


A Universidade de Rio Verde – UniRV promoveu nesta segunda-feira, 17, no auditório do Bloco Administrativo, a abertura da “XIV Jornada Acadêmica e VIII Simpósio de Medicina Veterinária”, coordenada pelas professoras Dra. Chayanne Silva Ferreira e Dra. Juliana Olivencia Ramalho Nunes, e organizada pelo Centro Acadêmico (CA). A programação prossegue até sexta, 21, destinada aos discentes e profissionais da área.

Estiveram presentes compondo a mesa diretiva, o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, professor Dr. Eduardo Lima do Carmo; a Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Me. Nagib Yassin; o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Me. Alberto Barella Netto; a diretora da Faculdade de Medicina Veterinária, professora Dra. Maria Cristina de Oliveira; e o presidente do CA, Pedro Clésio Filho. 

Em pronunciamento, o Reitor da UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira deu as boas-vindas aos participantes destacando a construção do novo Hospital Veterinário para animais de grande porte e a reforma da Clínica Escola para animais de pequeno porte, que serão entregues nesta sexta-feira, 21. “Mais do que uma estrutura voltada à comunidade, para contribuir com o bem-estar e saúde dos animais, o Hospital dará maior suporte ao curso, ampliando a vivência prática para a formação do Médico Veterinário”. Ele falou ainda da oferta de mestrados/doutorados em convênio com outras Instituições de Ensino e do número de professores aprovados no último concurso promovido pela Universidade. “As mudanças são visíveis e representam um avanço para a Instituição. Não medimos esforços para investir cada vez mais na Faculdade de Medicina Veterinária e nos demais cursos da UniRV. A Veterinária conta com a experiência do corpo docente, composto por professores mestres e doutores, com alta capacidade de lecionar e anos de experiência em suas áreas de atuação”, afirmou.

Segundo a diretora do curso, professora Dra. Maria Cristina de Oliveira, uma série de temas atuais serão discutidos durante toda a “XIV Jornada Acadêmica e VIII Simpósio de Medicina Veterinária”, contribuindo para a formação acadêmica e aperfeiçoamento dos estudantes. “São assuntos que despertam grande interesse, estão absolutamente interligados e se complementam na medicina veterinária. Espero que vocês possam tirar o máximo proveito deste evento", concluiu.

Para o presidente do CA, Pedro Clésio Filho, a Semana Acadêmica da Medicina Veterinária tem o objetivo de proporcionar a integração entre os estudantes e profissionais das mais diversas áreas. “É um evento feito pelos acadêmicos para os acadêmicos, permitindo a troca de experiências e atualização de conhecimentos”, comentou.

Pela manhã, os temas “Úlcera de córnea: o que todo clínico precisa saber?”, “Podologia em Bovinos” e “Funcionamento da Veterinária nas forças militares” foram proferidos pelos médicos veterinários, André Ribeiro Fayad, Melissa Carpim e Jônatas Diego da Silva Pinho, respectivamente. Na sequência, a coordenadora do Grupo Faeg Jovem Rio Verde, Karyne Siqueira falou sobre o Programa e seus objetivos. À tarde, serão realizados os minicursos das palestras ministradas no período matutino.

Confira a programação abaixo: 

Terça-feira (18/09)

8h - Palestra “Doenças Urinárias em Felinos” - Mariana Paz Rodrigues;
8h50 - Palestra “A importância para a produtividade da suinocultura” - BRF;
9h40 - Coffee break;
10h - Palestra  “Mulheres no Agronegócio” - Hevelyn Campos Vieira;
10h50 - Palestra “Claudicação em Equinos” - Beatriz Ramos Bertozzo;
13h30 às 17:00 - Minicursos práticos das palestras ministradas pela manhã;

Quarta-feira (19/09)

7h - Palestra “Produção in vitro de embriões (PIVE) - Beatriz Leão;
8h - Palestra “Transferência de Embriões” - Alessandra Crosara;
8h50 - Palestra “A importância da ambiência na Produção de frangos de corte” – BRF;
9h40 - Coffee break;
10h - Palestra “Diagnóstico de Gestação” - Edinaldo Dourado;      
10h50 - Palestra “Ovariosalpingohisterectomia(OSH) em Pequenos Animais” - Murici Belo Segato;
13h30 às 17:00 - Minicursos práticos das palestras ministradas pela manhã;

Quinta-feira (20/09)

8h - Palestra “Nutrição em Bovinos de Corte” – NUTRON;
8h50 - Palestra “Anestesia Inalatória” - Eloisa Vivan; 
9h40 - Coffee break; 
10h - Palestra “Cirurgia do Sistema Gastrointestinal” - Marco Augusto Machado Silva;
10h50 - Palestra “Preparação de Matrizes para Estação de Monta” - Marcus Guirelli; 
13h30 às 17h - Minicursos práticos das palestras ministradas pela manhã;

Sexta-feira (21/09)

7h - Palestra “Melhoramento Genético em Peixes” - Adriano Carvalho Costa;
8h - Palestra “Psicologia Veterinária” - Emanueli Sperandio Gomes;                    
8h50 - Palestra “Graxaria” - Tuanny Silva Costa;
9h40 - Palestra “Coleções Zoológicas: Métodos, Manejo e Conservação” - Bruno Barros Bittar. 

Commentários

Adicionar Comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos Obrigatórios *