A pesquisa, integrada ao ensino e à extensão, constitui elemento essencial da ação acadêmica de uma universidade. A função mais nobre de uma instituição de ensino superior é a de gerar novos saberes, seja pela invenção ou pela inovação.

    No âmbito do Direito, em especial, a força da inquietude impulsiona e inspira o prazer de construir o pensamento a partir de um raciocínio crítico, reflexivo e criativo. A reconstrução do respeito pelas descobertas dos juristas do passado, como basilares para novos caminhos abertos pelos juristas da atualidade, procura soluções para os velhos e novos conflitos sociais.
    O Curso de Direito da FESURV, nesse intuito de fazer valer os preceitos legais e manter o alto nível de qualidade, compatível com o status de universidade, programou seu Núcleo de Pesquisas e Estudos Jurídicos (NPEJ), vinculado à Faculdade de Direito.
    O Núcleo de Pesquisas e Estudos Jurídicos possui caráter permanente e interdisciplinar e se constitui no órgão responsável pela definição das políticas, estratégias e linhas de pesquisa, contando com o envolvimento de todo o corpo docente e discente da Faculdade.
 
 
 
Coordenação: Profª. MSc. Patrícia Spagnolo Parise