» PIBIC/PIVIC
Iniciação Científica: Aprimorando o conhecimento e avançando com a Ciência
A Iniciação Científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica destinada aos alunos de Graduação, que demonstrem potencial científico, interesse e habilidades destacadas em diversas áreas do conhecimento. Em geral, os estudantes que se dedicam a esta atividade, possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à pesquisa científica (daí o caráter de "iniciação") e representam o seu primeiro contato na atividade. 
 
A quem é destinado
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional Voluntário de Iniciação Cietífica (PIVIC) são programas voltados aos estudantes de graduação, que apresentem bom desempenho acadêmico e, aos projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada.
 
Vantagens
Os procedimentos utilizados na IC proporcionam aprendizagem, contatos diretos com técnicas e métodos científicos e estimulam o conhecimento e o desenvolvimento do pensamento científico e criativo, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. Preparando assim, para a continuação de seus estudos na pós-graduação.
O PIBIC possui bolsas financiadas pela Universidade de Rio Verde e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
Objetivos
 
Em Relação aos orientadores:
·           Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural.
 
Em Relação aos bolsistas e estudantes:
·           Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante suas participações em projetos de pesquisa. 
·           Proporcionar ao bolsista e estudante, aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento de sua criatividade. 
·           Preparar acadêmicos para ingressar na pós-graduação, contribuindo de forma decisiva para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores e na formação de recursos humanos para a pesquisa.
 
Como se candidatar
- O Acadêmico deverá inscrever-se no processo seletivo do PIBIC/PIVIC, atendendo aos critérios do edital publicado anualmente. Normalmente, o período de inscrição inicia-se em março e encerra-se em junho do respectivo ano de seleção.
- O Acadêmico deverá entrar em contato com seu orientador ou procurar um professor/pesquisador para elaborar o projeto e obter os documentos necessários da seleção do PIBIC/PIVIC, utilizando os formulários do edital disponíveis no site. (Clique aqui para conhecer alguns orientadores)
- A inscrição será efetuada mediante entrega de todos os formulários e documentos na secretaria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, assim como envio das cópias eletrônicas solicitadas para pesquisa@unirv.edu.br, conforme os critérios estabelecidos pelo edital vigente.
- Demais informações: pesquisa@unirv.edu.br, prpi@unirv.edu.br 3611-2219 (Pró-Reitoria de Pesquia e Inovação).
 

 

 

 


NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h