» Pesquisa na Prática
Conheça alguns projetos:


Avaliação da adaptação de genótipo de soja convencional em Santa Helena - GO
O cultivo de variedades de soja convencional tem sido relevante apesar da crescente demanda por transgênicos, favorecendo os produtores rurais por ser um cultivo de nicho de mercado e possibilidade de maior rentabilidade econômica. A disponibilização de tecnologias relacionadas a variedades melhoradas que apresentam elevado potencial genético se torna cada vez mais necessário e a avaliação destas em diferentes ambientes é de extrema importância para conhecer o potencial de adaptação em função das variações ambientais.

Saiba mais







   

Determinação de Agregados do Solo em área com adubação de dejeto suíno
Visando avaliar o potencial do uso de dejetos suínos no solo, várias avaliações da estrutura do solo podem ser feitas, como exemplo, o fracionamento físico da estrutura do solo que está intimamente ligado a MO, ou seja, quanto maior o teor de matéria orgânica, maiores e mais estáveis serão os agregados do solo, o que beneficia a estrutura do solo. Sendo assim, será executada uma avaliação na área experimental das instalações da universidade de Rio Verde GO que recebe a aplicação de dejetos suínos anualmente, com objetivos de avaliar a estrutura do solo em área sob plantio direto com aplicação de dejetos suínos. As parcelas experimentais constam da aplicação de diferentes doses de dejetos suínos: 0, 25, 50, 100 e 200 m³ ha-¹ e uma parcela adubada com fertilizante mineral (NPK). Serão feitas análises do tamanho e da estabilidade de agregados do solo. 







   

Avaliação das característica agronômica do sorgo granífero BRS 380 submetido aplicação do herbicida tembotrione em diferentes estádios de aplicação
A ausência de um herbicida graminicida que possa ser aplicado em pós emergência, tem limitado o cultivo do sorgo na região dos Cerrados. Neste sentido, este estudo tem o objetivo de analisar a tolerância do sorgo granífero BRS 380 ao tembotrione em diferentes estádios de aplicação. Será instalado um ensaio em condições de campo em blocos casualizados com seis repetições no esquema fatorial 4x3 na safrinha de 2018. Os tratamentos serão constituídos pela aplicação de diferentes doses dos herbicidas em três estádios de aplicação. As parcelas experimentais terão uma área total de 15 m2. As aplicações dos herbicidas serão realizadas com auxílio de um pulverizador costal pressurizado a CO2. No final do ciclo da cultura serão avaliadas as características agronômicas e os componentes de rendimento e produtividade. 
 
Saiba mais







   

Tolerância de variedade de feijoeiro comum a herbicidas
As plantas daninhas afetam negativamente a produtividade do feijoeiro, sendo fundamental a adoção de medidas de controle para evitar que prejuízos sejam verificados. O presente projeto tem como objetivos principais: a) avaliar a tolerância de variedades de feijoeiro aos herbicidas atualmente registrados para aplicações em pós-emergência nesta cultura; b) verificar se a tolerância de variedades de feijoeiro a herbicidas aplicados em pré-emergência pode ser aumentada com o uso de protetores; e c) desenvolver outras modalidades de aplicação (pré-emergência) para herbicidas atualmente utilizados em pós-emergência da cultura do feijoeiro. Serão desenvolvidos experimentos visando à seleção de herbicidas seletivos nas modalidades de pré e pós-emergência. 

Saiba mais







   

Controle  biológico da mosca-branca com o fungo Aschersonia aleyrodis
A mosca-branca, Bemisia tabaci, é considerada como uma das pragas mais preocupantes do Brasil, com mais de 600 espécies de plantas hospedeiras, causando perdas econômicas em culturas de grande interesse econômico como a soja. O controle desse hemíptero é realizado basicamente pela utilização de inseticidas químicos de elevada toxicidade aliada à alta frequência de aplicações.  A utilização inadequada de produtos químicos pode gerar pressão de seleção acarretando em maior número de relatos de resistência, além de problemas relacionados à contaminação ambiental.  A execução deste trabalho possibilitará avaliar o desenvolvimento do entomopatogênico Aschersonia aleyrodis em diferentes meios de cultura, podendo assim, ser reconhecida uma metodologia de multiplicação do referido microrganismo, o que auxiliará no controle da praga.
 






 

Produtividade de sorgo granífero nas condições edafoclimáticas da segunda safra em Rio Verde - GO 
Sendo o quinto cereal mais plantado, o sorgo é cultivado em várias regiões tropicais e subtropicais do mundo. É uma cultura que apresenta inúmeras aptidões, como por exemplo, sorgo forrageiro, sorgo vassoura, sorgo sacarino e principalmente sorgo granífero, que é de grande interesse para o Brasil, uma vez que é uma fonte de matéria prima menos onerosa para produção de rações para animais, sem perder em qualidade nutricional, em comparação com o milho, que ainda é o principal componente. Desta forma há demanda por genótipos melhorados que proporcionam incrementos na produtividade que reflitam na rentabilidade econômica.

Saiba mais







  

Estoque de carbono no sistema de plantio direto com adição de dejetos suínos
O projeto envolve a utilização de dejetos suínos em área cultivada com sucessão de culturas (soja/milho) sob sistema de plantio direto, cujo principal objetivo é quantificar o estoque de carbono no solo por influência da aplicação de dejetos suínos em diferentes doses (0, 25, 50, 75 e 100 m3 ha-1). O dejeto suíno se descartado de forma incorreta, pode ocasionar problemas tanto sociais como ambientais, e uma das formas de descarte, minimizando problemas ambientais, é a sua utilização como adubo orgânico solo, pois é uma fonte de matéria orgânica, trazendo benefícios tanto para o agricultor com diminuição de custos com adubos, quanto para o produtor de suínos, que terá um destino adequado de dejetos suínos.

Saiba mais






  

Verdete e Fonolito para Produção de Fertilizantes Minerais e Organominerais como Fontes Alternativas de Potássio na Agricultura
Devido às necessidades da agricultura brasileira por maiores quantidades de fertilizantes, novas fontes e tecnologias, objetivou-se avaliar a viabilidade agronômica do verdete e fonolito. O experimento será realizado em casa de vegetação com a cultura da soja, em delineamento experimental inteiramente casualizado e em esquema fatorial (9 x 2), sendo 9 fontes (Fonolito; Fonolito + esterco de galinha; Fonolito + esterco de curral; Verdete calcinado; Verdete calcinado + esterco de galinha; Verdete calcinado + esterco de curral; Testemunha (sem K); Testemunha (K – KCl); Testemunha (sem adubação) e 2 tipos de solo (argiloso e arenoso), totalizando 72 vasos. 

Saiba mais






  

Produtividade do milho cultivado com adubos orgânicos
O uso da adubação orgânica na agricultura apresenta vantagens, sendo uma delas, o reuso de resíduos, causando assim a diminuição dos mesmos lançados em rios e do chorume que infiltra no solo, chegando às águas subterrâneas que podem causar toxidez e também pelo fato de que a absorção de nutrientes é feita por mineralização, sendo assim uma fonte lenta e duradoura de nutrientes. Os adubos orgânicos são muito utilizados, pois em sua composição tem grande quantidade de macronutrientes como nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) que por sua vez são essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Mas o uso desse tipo de adubação é suficiente para suprir todas as necessidades da planta? Para responder à esta pergunta, a pesquisa avaliará os parâmetros de produtividade do milho cultivado com diferentes adubos orgânicos.
 
Saiba mais


 

Depleção do fósforo em solo com 16 anos de aplicação de dejetos suínos 
Após 16 anos da aplicação de dejetos suínos no solo espera-se que os teores de P no solo sejam maiores do que os encontrados na testemunha independente da dose de dejeto aplicada. Este resultado é previsto tanto na presença de P em profundidade quanto pelo aumento do P nas diferentes frações onde o mesmo está retido no solo. Acredita-se que teor de P aumente concomitantemente ao aumento da dose de dejeto adicionada ao solo. Como os dejetos suínos são compostos orgânicos, é muito provável que ocorra aumento do P ligado à fração orgânica e com isso, aumento do P nas frações disponíveis para a planta e redução da fixação do nutriente no solo.
 






   

Utilização de nutrientes e morfometria intestinal de codornas Japonesas alimentadas com dietas contendo resíduo de própolis vermelha 
Este estudo será desenvolvido para avaliar o efeito da inclusão do resíduo da própolis vermelha (RPV) na dieta de codornas Japonesas sobre a utilização de nutrientes e sobre a morfometria intestinal. Serão utilizadas 160 codornas Japonesas fêmeas com idade inicial de 45 dias, distribuídas em delineamento experimental inteiramente ao acaso, composto por quatro tratamentos e cinco repetições, com oito aves cada, durante 84 dias, divididos em três ciclos.







  

Avaliação histomorfométrica da osseointegração com implantes de diferentes superfícies
O tratamento com implantes osseointegrados tem se mostrado uma alternativa cientificamente comprovada e largamente utilizada na odontologia atual. Inicialmente os profissionais utilizavam implantes com o objetivo único de restabelecer a função mastigatória, com o passar do tempo os pacientes passaram a exigir além da função mastigatória, estética e menor tempo de tratamento. Nesse sentido, esse estudo visa avaliar o comportamento biológico entre os implantes e o osso em tíbias de coelhos utilizando o método de microscopia eletrônica de varredura e analise histomorfométrica de implantes com diferentes tratamentos de superfícies.

Saiba mais






  

Ascpectos relevantes sobre o cooperativismo: da história a legislação brasileira
O presente projeto de pesquisa tem a finalidade de estudar e conhecer algumas das nuances sobre cooperativismo tanto no Brasil, com na região de Rio Verde-GO identificando, quando possível os seus diversos ramos de atuação. Inicialmente o estudo abrangerá o conceito de cooperativismo e de cooperativa, traçando suas semelhanças e diferenças segundo a legislação aplicável atualmente. Voltar-se-á também a suas origens e evolução histórica, visto que o atual direito cooperativo possui suas raízes nos fundamentos e princípios, a muito discutidos pelos percursores do cooperativismo mundial. Em segundo plano, com o intuito de situar o tema proposto, a presente pesquisa pretende identificar a importância do cooperativismo para o agronegócio, na busca melhorar a qualidade de vida e o bem-estar social através do cooperativismo entre as pessoas.
 
 

Da impossibilidade de se vincular o alcance do princípio da presunção da inocência ao conceito de trânsito em julgado para formação da culpa
A partir da Constituição Federal de 1988, o princípio da presunção da inocência, aquele que, de um modo geral, garante ao acusado o direito de não ser tomado como culpado antes de uma sentença penal condenatória, vem sendo frequentemente objeto de inúmeras interpretações por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), mas principalmente em razão de tais interpretações conterem conteúdos completamente opostos, ora ampliativos, ora restritivos, tal fato resulta em uma preocupante insegurança jurídica no campo do processo penal, além de efeitos não abarcados pela presunção da inocência, com aplicação de uma hermenêutica que defende a ideia da espera pelo trânsito em julgado da sentença penal condenatória para a formação da culpa. 

Saiba mais







 
 

Caracterização morfológica e propriedades mecânicas de compósitos de fibras vegetais
Devido à necessidade de novos materiais renováveis e biodegradáveis, iniciou-se estudos da utilização de fibras vegetais como reforço em matriz polimérica, com os benefícios de baixa densidade, baixo custo, alta relação resistência-peso, além de baixo impacto ambiental. Entretanto, estas fibras possuem algumas limitações como a alta higroscopicidade, a baixa adesão da fibra na matriz polimérica, além da menor resistência mecânica. Nesta pesquisa, serão identificadas e caracterizadas fisicamente algumas fibras vegetais comuns em regiões de cerrado. A seguir, serão selecionados polímeros compatíveis com as fibras estudadas, para servir como matriz do compósito. Por fim, amostras destes compósitos passarão por ensaios mecânicos e seus resultados serão comparados com as das principais fibras sintéticas convencionais.

Saiba mais
   

Análise microestrutural e mecânica do aço CA-50 e CA-60 revestido com diferentes tipos de concreto em ambientres simulados de incêndio 
Na construção civil podem acorrer diversos tipos de problemas, sendo que entre os piores estão os incêndios, que geralmente destroem ou degeneram as propriedades dos elementos que compõem o concreto quando expostos a temperaturas elevadas. Pesquisas nesta linha apresentaram resultados muito variados, dificultado a determinação precisa dos efeitos do calor sobre os componentes do concreto. Dessa forma, o presente trabalho pretende estudar o comportamento mecânico e microestrutural do aço estrutural CA-50, que é usado nas armações de concreto armado, quando submetido às altas temperaturas de incêndios. Neste estudo também serão verificados os efeitos da temperatura e do tempo de exposição à alta temperatura sobre a resistência mecânica e a microestrutura do aço CA50. As temperaturas de incêndio serão simuladas em um forno mufla com temperatura controlada.
 
 

 Verificação do aumento da resistência do concreto com adição de cavaco de usinagem de aço

Estudos relacionados à adição de uma fibra ao concreto obtiveram bons resultados, referentes ao concreto convencional. A comparação dos resultados é necessária, para desenvolver o desempenho da melhor viga, a qual deverá possuir uma maior rigidez e capacidade portante. O concreto em si, é um material de construção atraente, devido a sua adaptação a qualquer tipo de forma, porém apresenta uma baixa resistência á tração e pequena capacidade de deformação, tornando assim um material frágil. Com estudos para o aumento da sua resistência á compressão e durabilidade, será adicionado cavaco de usinagem de aço ao concreto, material o qual é resíduo liberado das peças durante a usinagem.
 







 
 

Caracterização climática  do município de Rio Verde, Goiás,  como ferramenta de gestão, planejamento e tomada de decisão na área urbana e rural 
 
A caracterização climática de uma região propicia no planejamento hidro-agrícola, ambiental e social das atividades que nela está inserida, assim como, na tomada de decisão, reduzindo perdas, danos e até impactos nas áreas agrícolas, ambientais e urbana. Espera-se caracterizar os períodos de maior e menor temperatura e umidade relativa do ar média, a intensidade de radiação, a velocidade média do vento e sua direção, a evapotranspiração potencial média, os períodos de deficiência e excedente hídrico. Através destes resultados, será possível auxiliar pecuaristas e agricultores quanto às épocas de plantio, controle de pragas, manejo da irrigação, planejamento e gestão dos recursos hídricos, períodos com maiores riscos a incêndios, assim como na área urbana através do controle de insetos, e em ambos através da frequência de efeitos adversos.

Saiba mais
 
 

Estudo experimental empregando carvão ativado e banho finito para tratamento de águas sintéticas
A grande utilização dos surfactantes (tensoativos) na fabricação de detergentes tem aumentado a preocupação mundial, por conta da sua disposição final incorreta no meio ambiente. O alquilbenzeno linear sulfonato (las), é o tensoativo mais usado mundialmente, sendo produzido cerca de 3 milhões de toneladas por ano, o que equivale a 28% do volume total de surfactantes. Outro surfactante encontrado são as betaínas, geralmente utilizada em shampoos, condicionadores, detergentes e outros produtos de cuidados pessoais e de limpeza doméstica, por conta da espuma que é gerada e pelo seu desempenho na função desejada, tendo baixo índice de irritação da pele. Para remover esses tensoativos de águas residuárias diferentes métodos têm sido empregados, um deles é a utilização de carvão ativado (ca) no tratamento de efluente. 
 
  

Produtividade e diagnose nutricional da cultura da soja após a aplicação em longo prazo de dejetos suínos 
O dejeto de suíno, resíduo oriundo da atividade suinícola, apresenta alto potencial fertilizante, podendo substituir em parte ou totalmente a adubação mineral e contribuir significativamente para o aumento da produtividade das culturas, sendo uma delas a soja. O fornecimento de nutrientes pelos dejetos de suínos e outros efeitos químicos, físicos e biológicos favoráveis que eles promovem no solo geralmente aumentam o rendimento de grãos de milho e de soja. Porém, o uso do dejeto de forma excessiva ou continuada pode resultar em impactos ambientais indesejáveis, como desequilíbrios químicos na planta e no solo, nas águas e até ao longo do tempo, perdas de produtividade e da qualidade dos produtos agropecuários. Desta forma é de suma importância avaliar a produtividade das culturas que recebem a longo prazo de dejetos líquidos de suínos para que este manejo seja sustentável.
 







  

A relação dialógica na clínica gestáltica: experiências de psicólogos 
A teoria dialógica pode ser utilizada como metodologia de trabalho em gestalt-terapia, sendo o fio condutor de todo o processo psicoterapêutico. Ocorre mediante disponibilidade, aceitação, confirmação e presença do psicoterapeuta. Considerando isto, objetiva-se compreender as experiências de psicólogos no tocante à relação dialógica em gestalt-terapia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico. A coleta de dados ocorrerá mediante entrevistas fenomenológicas individuais com uma amostra de seis psicólogos clínicos de abordagem gestáltica. Os estudos sobre a relação dialógica em gestalt-terapia são eminentemente filosóficos e teóricos, demandando pesquisas empíricas. Deste modo, espera-se que os achados deste projeto possam contribuir para a escassez de pesquisas existentes na área, assim como auxiliar os profissionais da área em suas práxis.
 

 

"Fico porque preciso": um estudo dos fatores relacionados ao entrincheiramento organizacional 
A permanência do trabalhador em seu emprego atual pode estar associada a um processo de identificação como o trabalho ou apenas por uma necessidade de manter-se vinculado. Deste modo, presume-se que determinadas relações entre trabalhador e organização podem ser danosas para a saúde do trabalhador. Sob este panorama que será desenvolvida a pesquisa “Fico porque preciso”: um estudo dos fatores relacionados ao entrincheiramento organizacional. O objetivo de avaliar a relação entre o entrincheiramento organizacional e a saúde do trabalhador, mais precisamente, o nível do stress. 
 
 
 

Avaliação de fadiga, estresse e síndrome de burnout em profissionais da saúde 
Síndrome de burnout é uma síndrome psicossocial que ocorre em resposta aos estressores presentes no trabalho. Nesse contexto, destacam-se diversos fatores associados que exercem influência e/ou causam esta síndrome. O estresse no trabalho, a exposição a eventos estressores e a fadiga crônica pode aumentar a probabilidade deste trabalhador a desenvolver problemas de comportamento. A síndrome afeta principalmente profissionais da área de serviços ou cuidadores, quando em contato direto com os usuários, como os trabalhadores da educação, da saúde, policiais, assistentes sociais, agentes penitenciários, professore. Dessa forma, o presente estudo visa avaliar a fadiga e o estresse como preditores da síndrome de burnout em profissionais da saúde. 
 
 
Análise das habilidades sociais, estresse e sonolência diurna em estudantes de medicina
A prática médica depende de competências sociais que permitem ao médico desenvolver empatia, habilidades de comunicação, pensamento crítico, capacidade de liderança e tomada de decisões. Porém, é questionável se tal repertório ocorra uniformemente, visto que vários fatores estressores como características pessoais, intensas experiências e estímulos psicoafetivos, são expostos a todos de diferentes formas, não sendo objetivo treinar para tais habilidades. Haja vista que ao comparar estudantes de medicina com a população em geral, a prevalência de transtornos de ansiedade, depressão e desajustes emocionais é invariavelmente maior. O presente trabalho tem como objetivo analisar a ocorrência de estresse, os traços de personalidade, habilidades sociais e a sonolência diurna de estudantes de medicina em diferentes momentos da graduação.

 
Desenvolvimento de micropartículas de alginato de sódio contendo bioativos de Stryphnodredon adstringens (Martius) Coville 
Da espécie Stryphnodendron adstringens ou barbatimão verdadeiro tem sido utilizado o extrato da planta pela medicina popular como adstringente, antimicrobiano, hemostático, antidiarreico, antihipertensivo, em hemorroidas e tantas outras enfermidades inflamatórias. Com isso, pretende-se utilizar a microencapsulação do extrato aquoso em alginato de sódio como uma alternativa para o desenvolvimento de novas formas farmacêuticas à base de plantas medicinais permitindo a formação de estruturas que possuam propriedades como proteção, gerando um sistema de liberação controlada do material a ser encapsulado. Portanto, este estudo desenvolverá micropartículas eficientes de alginato de sódio contendo bioativos de S. adstringens
 
 
Partos normais em detrimento dos partos cesários 
A decisão de se realizar um parto normal ou cesariano passa por diversos aspectos que envolvem tanto a saúde da parturiente quanto a do nascituro. Seguindo as mais recentes indicações da Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde do Brasil tem preconizado e incentivado as vantagens do parto natural em detrimento da cesariana com a criação dos projetos “Parto é normal” e “Parto adequado”. Em termos locais, ainda não há na cidade de Rio Verde estudo sobre a prevalência dos partos normais, de modo que uma pesquisa do tipo é capaz de orientar as políticas públicas sobre a melhor forma de incentivar e investir na área da obstetrícia, além de esclarecer para os profissionais envolvidos como tomar as melhores decisões de acordo com cada caso.
 

 
Síndrome do Burnout e qualidade do sono em universitáros 
A Síndrome de Burnout refere-se a um estado gradual de energia e disposição, imperceptível inicialmente, que surge como consequência da incapacidade crônica de controlar o stress, como não ocorre de repente; sendo um processo cumulativo, e não exclusivamente relacionados ao trabalho, acometendo determinados grupos de indivíduos (universitários, residentes de medicina, alunos de cursos extensivos) cujas atividades são caracterizadas pelo alto grau de contato com pessoas. Os acadêmicos podem ser mais afetados pela síndrome do Burnout por dificuldades em se adaptar às situações próprias da profissão, com isso o presente trabalho tem como objetivo analisar a ocorrência da Síndrome de Burnout e sua relação com a qualidade do sono e sua possível ocorrência nos universitários.

 
Sensor de óxido nítrico utilizando microesferas de Quitosana  
O óxido nítrico é uma molécula versátil com muitas funções bioquímicas em todo organismo. Inúmeros pesquisadores têm se empenhado em monitorar essa molécula na intenção de conhecer suas atividades em meio biológico, mecanismos de ação e suas funções relacionadas a certas patologias. Na indústria de fármacos, o NO está envolvido na produção de nitrovasodilatadores. Todavia, a quantificação dessa molécula, que possui um tempo de vida da ordem de segundos, a nível biológico, ainda é foco de pesquisa no mundo todo. Acredita-se que muitas doenças como a LER (lesão por esforço repetitivo) estejam relacionadas de alguma forma com distúrbios nas concentrações endógenas de NO. Nessa direção, a quantificação desta molécula é crucial para a compreensão de muitas disfunções orgânicas. 
 

Expectativas e Satisfação das Gestantes com o cuidado Pré-Natal das Unidades Básicas de Saúde  ituação de resistência a anti-helmínticos em ovinos criados na região sudoeste de Goiás
O acompanhamento da gestante é fundamental para que possa ser garantido a saúde materna e do neonato. Em relação à atenção do pré-natal, o acolhimento deve ser holístico e humanizado, promovendo a satisfação e buscar alcançar as expectativas das usuárias desse serviço. A forma pela qual a gestante será acolhida pela equipe, poderá influenciar na gestação, além de garantir com que ela volte a unidade de saúde e dê continuidade ao pré-natal. Assim, percebe-se a necessidade de coletar as opiniões das gestantes com relação ao pré-natal, para que elas possam ser melhor acolhidas e de forma mais humanizada, garantindo assim uma maior adesão e participação dessa gestante. Dessa forma, o projeto tem como objetivo conhecer as expectativas e satisfação das gestantes quanto ao cuidado pré-natal realizado nas Estratégias Saúde da Família (ESF) de saúde de Rio Verde-GO.
 







  

Conhecimento dos idosos sobre as infecções sexualmente transmissíveis 

Na sociedade atual, com avanço da tecnologia, foram criados fármacos e tratamentos hormonais que facilitam o desempenho sexual do idoso, agindo na disfunção erétil e perda da libido. No entanto, durante muito tempo, foi construída uma percepção social de que o idoso é um ser limitado, possuindo uma suposta inatividade sexual. Este estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento dos idosos frequentadores de um projeto da Terceira Idade, sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Trata-se de um assunto pertinente pois, no geral, a terceira idade é vista como uma parcela da população que não apresenta risco de contrair IST, sendo assim, negligenciada durante as consultas relacionadas à saúde, de modo que dificilmente são realizadas orientações ou exames diagnósticos sobre essa temática.
 







  

Processos éticos do Conselho Regional de Odontologia do estado de Goiás 
A legislação e normativas que regulam a profissão do Cirurgião Dentista tentam acompanhar o desenvolvimento da profissão e da sociedade. O conhecimento, entendimento e aplicação dos principais artigos relacionados ao Código de Ética Odontológico é uma condição indispensável para o adequado exercício profissional. Apesar disso, os profissionais da área odontológica estão cada vez mais enfrentando processos éticos, sendo indiscutível a necessidade de precaução e maior conhecimento frente aos problemas que envolvem a profissão. 
 
Saiba mais





 

Prevalência de alterações ecográficas compatíveis com esteotose hepática em pacientes submetidos à ultrassonografia abdominal em Rio Verde-GO 

Esteatose e degeneração gordurosa esquematizam acúmulos anormais de triglicerídeos dentro das células parenquimatosas, visto principalmente no fígado por ser o principal órgão envolvido no metabolismo lipídico, assim designando a esteatose hepática, conhecido também como fígado gorduroso. A prevalência da esteatose vem aumentando, provavelmente, devido à mudanças de estilos de vida, hábitos alimentares e evolução de métodos diagnóstico. A prevalência de esteatose nos países industrializados varia de 20% a 40%. No Brasil, a prevalência de esteatose hepática varia de 18% a 23%. Considera-se que esta afecção preceda, e muitas vezes sinaliza o desenvolvimento de doença cardiovascular, hipertensão e diabetes mellitus tipo 2, associando-se a um aumento de mortalidade. Sabe-se que hoje, a prevenção é a melhor intervenção para diminuir a prevalência de tal morbidade.







 

 


NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h