» Notícia
Começa o “VI Simpósio de Iniciação Científica” da Faculdade de Direito
Publicado em: 01-11-2016

A Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde – UniRV, em parceria com o Núcleo de Atividades Complementares e Extensão (NACE), deu início na noite desta segunda-feira, 31, no auditório do Bloco Administrativo, ao “VI Simpósio de Iniciação Científica”, sob coordenação da professora Ma. Patrícia Spagnolo Parise Costa.
 
Público presente no “VI Simpósio de Iniciação Científica” da Faculdade de Direito

Para compor a mesa de honra estiveram presentes a diretora da Faculdade de Direito, professora Dra. Telma Divina Nogueira Rodrigues, a coordenadora do evento, professora Ma. Patrícia Spagnolo Parise Costa, a coordenadora do NACE, professora Ma. Línia Dayana Lopes Machado, a professora Ma. Estefânia Naiara da Silva Lino e o conselheiro do Conselho Estadual de Educação (CEE), Dr. Sebastião Donizete Carvalho.

A professora Ma. Patrícia Spagnolo Parise Costa declarou abertos os trabalhos e enfatizou a importância do contato direto do acadêmico com a atividade científica, por meio da introdução sistemática à atividade de pesquisa. “A presença do discente nessa área faz com que ele desfrute de um ambiente de trabalho em equipe, aprenda a adquirir senso crítico responsável e, sobretudo, inicia-se a prática de uma postura profissional acompanhada de responsabilidade para com a ciência e a sociedade”, disse.    

O conselheiro do Conselho Estadual de Educação (CEE), Dr. Sebastião Donizete Carvalho agradeceu o convite e ressaltou a importância da participação dos acadêmicos em eventos que estimulem o conhecimento. “A iniciação científica é um instrumento de formação que permite introduzir os estudantes de graduação, potencialmente mais promissores, nas atividades acadêmicas e de pesquisa, além de estimular os orientadores/pesquisadores à produção científica e desenvolver profissionais mais preparados para atuar no mercado de trabalho cada vez mais exigente”, afirmou.  

Segundo a diretora da Faculdade, professora Dra. Telma Divina Nogueira Rodrigues, ao realizar uma iniciação científica, o discente complementa sua formação acadêmica quando alia a prática aos conhecimentos adquiridos nas atividades letivas. “O aluno conta com uma experiência a mais em sua carreira servindo como um diferencial de aplicação do método científico que futuramente pode conferir ao jovem uma oportunidade no mercado de trabalho. Portanto, a iniciação científica tem papel fundamental no aprimoramento do ensino e da extensão”, destacou. Ela anunciou ainda que Reitor da UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira abriu 10 (dez) vagas de doutorado para docentes do curso de Direito.

A palestra magna de tema: “Como elaborar um artigo científico”, foi proferida pelo diretor da Faculdade de Psicologia, professor Dr. Fábio Henrique Baia. Ele possui mestrado e doutorado em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília (UnB), é membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBr).
 
O palestrante da noite, professor Dr. Fábio Henrique Baia

Para encerrar o primeiro dia, foi realizada a apresentação de trabalhos de pesquisa.

O evento segue até nesta terça-feira, 1º. Abaixo, acompanhe a programação:


Dia 01/11 (terça-feira)

19h - Abertura do evento;
19h30 às 20h30 - Palestra: “A pesquisa de campo nas ciências sociais aplicadas” - Professora Dra. Telma Divina Nogueira Rodrigues;
20h30 - Início das apresentações dos trabalhos de pesquisa;
22h - Entrega dos certificados, anais eletrônicos e premiação dos melhores trabalhos, e encerramento do evento.
 

 





Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h