» Notícia
UniRV promove “IV Encontro PIBID, III Encontro Prodocência e Semana de Licenciaturas”
Publicado em: 22-11-2016

Visando estimular a investigação e a produção intelectual, a Universidade de Rio Verde – UniRV promoveu nesta segunda-feira, 21, no auditório do Bloco Administrativo, o início do “IV Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), III Encontro do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) e Semana de Licenciaturas”.

O evento, que acontecesse anualmente, constitui-se em um momento importante para a formação pedagógica de docentes ingressantes das diferentes áreas do conhecimento. A solenidade de abertura contou com apresentação do Coral da UniRV, sob regência do professor Me. Júlio César Costa Barbosa.
 
A solenidade de abertura contou com apresentação do Coral da UniRV

Em pronunciamento, o Reitor da UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira falou da importância do investimento na licenciatura e seu impacto positivo na formação da educação básica do ensino público. “As novas demandas que a sociedade coloca à escola, em função das mudanças econômicas, sociais e culturais, exigem que os professores e estudantes de licenciatura sejam coautores do seu processo de formação. Os Programas contribuem para a elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente”, explanou.

Segundo a Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas, o Encontro propõe a discussão dos desafios e/ou dificuldades reais da/na escola e dos sujeitos que nela atuam, abordando experiências e fundamentos que possam auxiliar no exercício do ensino e da aprendizagem. “O evento é resultado do trabalho em equipe e da dedicação dos organizadores. Que as palestras venham somar à formação de vocês e aperfeiçoar os conhecimentos. Desejo sucesso a todos os participantes”, completou.

Representando os coordenadores dos Programas, a diretora da Faculdade de Pedagogia, Dra. Zilda Gonçalves de Carvalho Mendonça afirmou que o encontro é uma oportunidade para a discussão do processo formativo executado pela universidade nas licenciaturas e as formas de direcionamento dos benefícios Pibid e Prodocência para o exercício da docência nas escolas. “Gostaria de agradecer a Reitoria e Pró-Reitoria de Graduação que não medem esforços para atenderem aos nossos pedidos, aos supervisores das Escolas Municipais, aos professores dos cursos de licenciatura, aos representantes da Secretaria de Educação. Enfim, a todos que se dedicam dia a dia no exercício da educação”, declarou.

A palestra magna de tema: “A Influência das Múltiplas Inteligências na Construção do Conhecimento para formação de professores”, foi proferida pelo professor e escritor, Me. Celso Antunes. Para encerrar o primeiro dia, foi realizada uma roda de discussões.
 
Palestra magna foi proferida pelo professor e escritor, Me. Celso Antunes

O evento segue até nesta sexta-feira, 25. Abaixo, acompanhe a programação:

22 de novembro (terça-feira) - Auditório Bloco Administrativo

18h às 20h15 - Comunicações orais;
20h15 às 21h - Café com prosa e apresentações dos pôsteres; 
21h às 22h15 - Comunicações orais.

23 de novembro (quarta-feira) - Auditório Bloco Administrativo

14h às 16h - Conferência para professores da UniRV, com o tema: “Avaliar para aprender nos cursos de graduação” - Professor Dr. Marcos Tarciso Masetto; 
19h – Palestra para estudantes e convidados, com o tema: “As Metodologias Ativas como Recursos de Ensino e de Aprendizagem” - Professor Dr. Marcos Tarciso Masetto;
21h15 - Café com prosa - Roda de discussões.

24 de novembro (quinta-feira) – Colégio Quasar (Faculdade de Pedagogia)

19h às 20h45 - Oficinas e minicursos;
20h45 às 21h - Café com prosa; 
21h às 22h30 - Oficinas e minicursos.

25 de novembro (sexta-feira) – Colégio Quasar (Faculdade de Pedagogia)

19h às 20h45 - Comunicações orais e Oficinas;
20h45 às 21h - Café com prosa; 
21h às 22h30 - Comunicações orais e Oficinas. 




Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h