» Notícia
Faculdade de Farmácia promove conscientização em prol do “Novembro Azul”
Publicado em: 22-11-2016

Os acadêmicos da Faculdade de Farmácia da Universidade de Rio Verde - UniRV realizaram na última semana, no bairro Residencial Tocantins (Morada do Sol), campanha de conscientização sobre  a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, simbolizando a “Campanha Novembro Azul”, realizada pelo Governo na tentativa de desmistificar a doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), acomete um a cada seis homens no Brasil.

O projeto foi coordenado pelas professoras Ma. Nádia Helena Garofo Rodrigues Penteado e Neide D´arc Guimarães Menezes. De acordo com a professora Neide, o intuito da campanha é conscientizar a população masculina sobre a doença, visando à diminuição da taxa de mortalidade, que ainda é alta. “A iniciativa tem como objetivo combater a doença e, principalmente, motivar os homens a fazerem exames preventivos, já que, o câncer de próstata, quando não detectado no início, raramente tem cura”, disse.

A professora ainda afirmou que não há sintoma na fase inicial da doença, mas na fase mais avançada, o paciente pode apresentar os seguintes sintomas: vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal e dores fortes. “É de muita importância o diagnóstico precoce. Os exames devem ser feitos anualmente e consistem em dosagem sérica do PSA (antígeno prostático específico) e o toque digital retal, que são complementares”, finalizou.

A sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens, a partir dos 50 anos, procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (histórico familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos.




Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h