» Notícia
Egressa da Faculdade de Farmácia defende tese de doutorado
Publicado em: 10-03-2017

A egressa da Faculdade de Farmácia da Universidade de Rio Verde - UniRV, Luciana Arantes Soares defendeu recentemente, a tese de doutorado intitulada: “Influência da cápsula de liberação ileal de óleo de palma e de glutamina sobre peptídeos intestinais PYY e GLP-1 em pacientes com diabetes tipo 2 e obesos”, pela Pós- Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM, Uberaba, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O objetivo do trabalho foi avaliar a influência das cápsulas de óleo de palma e de glutamina de liberação ileal sobre a secreção dos hormônios gastrointestinais GLP-1 (Peptídeo- 1 semelhante ao glucagon) e PYY (Peptídeo YY), em pacientes com diabetes tipo 2 e obesos.

A Pesquisa Clínica foi desenvolvida no Hospital de Clínicas da UFTM, sob orientação do professor titular de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Dr. Eduardo Crema. Participaram da banca, o orientador prof. Dr. Eduardo Crema (UFTM), a profa. Dra. Maria Luiza Mendonça Pereira Jorge (UFU); o prof. Dr. Roberto Alexandre Dezena (UFTM); o prof. Dr. Raphael Leonardo Cunha de Araújo (Fundação Pio XII - Hospital do Câncer de Barretos) e a profa. Dra. Roseli Aparecida da Silva Gomes (UFTM).

Segundo Luciana, o Diabetes Mellitus e a obesidade são doenças que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. "Apesar de grande repertório de produtos para controle do peso e glicemia, ainda há lacunas farmacológicas a serem preenchidas. O GLP-1 é um hormônio incretínico secretado pelas células L ileais e possui diversos efeitos benéficos relacionados ao controle glicêmico e controle do peso, todavia, este hormônio peptídico apresenta desafios para seu uso na forma de medicamento. Umas das alternativas para se estimular os hormônios incretínicos é a ingestão de alimentos funcionais. Neste intuito, alimentos funcionais como o óleo de palma e glutamina fornecem estratégias dietéticas para o estímulo destes peptídeos intestinais", finalizou.
 
Atualmente, a Dra. Luciana Arantes Soares é aluna do Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro- PNPD/CAPES.
 
 
Foto: Arquivo Pessoal




Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h