» Notícia
UniRV conta com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade de Direito
Publicado em: 23-03-2017

Um dos mais importantes projetos de extensão da Universidade de Rio Verde - UniRV, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade de Direito atende à população carente nas áreas cível, criminal, tanto na Justiça Comum como nos Juizados Especiais. O NPJ presta atendimentos na Avenida Universitária, Quadra 07, Lote 12, s/n - Residencial Tocantins (Fórum de Rio Verde).

O NPJ tem como objetivo propiciar aos acadêmicos a realização do Estágio de Prática Jurídica e efetivar a função social universitária por meio do atendimento no Departamento de Ciências Jurídicas, integrante do NPJ. O atendimento é individual e proporciona assistência jurídica gratuita aos cidadãos que não dispõem de recursos para pagar custas processuais e honorários advocatícios e são realizadas pelos próprios estagiários, sob orientação de professores advogados, que acabam exercendo o papel da Defensoria Pública.

Segundo a coordenadora do Núcleo, professora Ma. Scheila Gomes França, o NPJ tem oferecido à comunidade carente a possibilidade de rápida solução dos litígios, além de contribuir de maneira efetiva para concepção técnico-jurídica e sócio-política dos acadêmicos da UniRV, culminando na melhoria da qualidade de ensino, com aquisição de novas experiências imprescindíveis à formação do profissional do Direito e do cidadão.  

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. A título de facilitador para aqueles acadêmicos que residem fora da cidade de Rio Verde, o NPJ/UniRV conta com a sala de apoio, junto a Faculdade de Direito, que proporciona atendimentos nos períodos matutino e noturno, concomitante as aulas.

Núcleo de Prática Jurídica (NPJ):

O NPJ conjuga a atribuição do ensino da prática jurídica aos acadêmicos com o atendimento à comunidade carente. Atendendo a Previsão Constitucional de acesso à Justiça, o Núcleo dispõe de um setor de mediação e conciliação que visa solucionar de forma rápida e segura os conflitos existentes entre as partes por meio de acordos, que serão levados apenas para homologação no Poder Judiciário, contribuindo com a diminuição das demandas judiciais, bem como tramita processos formais quando o caso específico assim exigir. 

Os objetivos são: promover a vivência prática do aprendizado teórico; fomentar por meio de suas ações o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão; propiciar ao aluno a realização do Estágio de Prática Jurídica e efetivar a função social universitária.

Abaixo, os atendimentos realizados no 2º semestre de 2016:

QUANTIDADE
TOTAL
ACADÊMICOS (TOTAL DO SEMESTRE)
393
ACADÊMICOS nas dependências dO NPJ/UniRV
106
ATENDIMENTOS ASSISTENTE SOCIAL
680
ATENDIMENTOS POR ACADÊMICO/ORIENTADOR (NOVOS)
481
ATENDIMENTOS POR ACADÊMICO/ORIENTADOR (RETORNO)
707
AUDIÊNCIAS
492
PETIÇÕES INICIAIS
313
Petições Interlocutórias
523
NOTIFICAÇÕES EXTRAJUDICIAIS (AR-CORREIOS)
132
PROCESSOS ARQUIVADOS
130
PROCESSOS EM ANDAMENTO
976
PROFESSORES ORIENTADORES (ADVOGADOS)
07
EVENTO COLÓQUIO SOBRE PRÁTICAS JURÍDICAS
01
Semana Nacional da Conciliação/TJ-GO
01
BANCA DE CONCILIAÇÃO PRÉ-PROCESSUAL (EM 01 DIA: 20 AUDIÊNCIAS/CONCILIAÇÕES COM SENTENÇAS)
20




Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h