» Notícia
Faculdade de Direito promove evento sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
Publicado em: 23-03-2017

O Núcleo de Atividades Complementares e Extensão (NACE) da Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde – UniRV, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/GO) e Comissão de Mulher Advogada (CMA) da OAB, promoveu nesta quinta-feira, 23, no auditório do Bloco Administrativo, o evento “Paz Nossa Justa Causa” e o lançamento do Grupo Reflexivo “Justiça e Paz em Casa”.

Sob coordenação da professora Ma. Línia Dayana Lopes Machado, o evento teve o objetivo de demonstrar o índice de violência doméstica e familiar, a fim de verificar a necessidade de implantação de políticas públicas alternativas no tratamento deste problema, visando minimizar a criminalidade, além de buscar, por meio de atendimentos psicossociais e grupo reflexivo, reduzir o impacto das medidas punitivas de prisão e possibilitar a submissão do agressor a programas de acompanhamento.
 
Representantes da Faculdade de Direito da UniRV

Estiveram presentes na composição da mesa diretiva, a Pró-Reitora de Graduação, representando o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; a Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Dra. Sandra Regina Teodoro Reis; o Juiz Vitor Umbelino Soares Júnior, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca de Rio Verde; a Delegada Renata Roberta Ferrari Ceccato, Secretária Executiva do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, representando o Excelentíssimo Prefeito, Dr. Paulo Faria do Vale; a Secretária de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial do Governo de Goiás, Dra. Gláucia Maria Teodoro Reis; a Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/GO, Dra. Manoela Gonçalves Silva e o Presidente da Câmara de Rio Verde, Lucivaldo Tavares Medeiros.   

Para abrir as atividades da manhã, o Padre Paulo Gatelli, da Paróquia Nossa Senhora das Dores realizou uma celebração em comemoração ao evento. Em seguida, a Secretária de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial do Governo de Goiás, Dra. Gláucia Maria Teodoro Reis e a Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/GO, Dra. Manoela Gonçalves Silva ministraram palestra com o tema: “Violência Doméstica e Formas de Enfrentamento”.
 
Padre Paulo Gatelli, da Paróquia Nossa Senhora das Dores durante celebração

À ocasião, o juiz Vitor Umbelino Soares Júnior, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca de Rio Verde, falou do projeto Grupo Reflexivo “Justiça e Paz em Casa”, em parceria com a coordenação da Clínica Escola de Psicologia da UniRV, representada pela professora Dra. Hinayana Leão Motta Gomes. O projeto é destinado a homens autores de violência doméstica e familiar e visa a realização de reuniões em grupo, a fim de que os agressores reflitam acerca de suas condutas e não voltem mais a delinquir. Os agressores deverão comparecer à Clínica Escola, que designará a equipe técnica multidisciplinar para o acompanhamento das sessões a serem realizadas pelo grupo reflexivo.

Em curto prazo, o projeto contribuirá com o aumento de atendimento especializado e, em médio e longo prazo, acarretará, provavelmente, na diminuição da reincidência destes homens em comportamentos violentos envolvendo mulheres e, consequentemente, na diminuição de ações penais, tendo em vista que este processo reflexivo, educativo e de responsabilização, age diretamente na forma comportamental do homem.
 
Para finalizar as atividades, foi realizado um sorteio de brindes.




Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h