» Notícia
Professora da UniRV publica livro na área de Contabilidade
Publicado em: 28-03-2017

A professora da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade de Rio Verde – UniRV, Ma. Eliene Aparecida de Moraes lançou recentemente, o livro: “Valorização do Goodwill gerado internamente - um estudo a partir das demonstrações financeiras de uma empresa de tecnologia”, publicado pela Editora Novas Edições Acadêmicas.

A publicação é destinada aos profissionais da contabilidade, gestores e área acadêmica, e foi realizada a partir de um estudo nas demonstrações de uma empresa de tecnologia utilizando os métodos mais conhecidos na literatura para mensuração do goodwill gerado internamente. Foi concluído durante o estudo, que os métodos não são confiáveis, pois seus valores são muito diferentes do valor de mercado da empresa.

O livro é resultado de um artigo científico publicado na Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, no ano de 2013.

Resumo do livro enviado pela professora:

Na literatura contábil existem vários métodos para valoração dos ativos intangíveis gerados internamente, tais como: Lawrence R. Dicksee, Hatfield, New York, Valor Atual dos Superlucros, Custo de Reposição ou Custo Corrente, Valor Econômico, Valor de Realização, Excesso do Valor Econômico sobre o Valor Corrente e Modelo Residual de Avaliação de Ativos Intangíveis, cada um apresentando vantagens e desvantagens no seu uso. 

O livro apresenta cada um destes métodos e explica como apurar o valor do goodwill gerado internamente. O goodwill gerado internamente surge por meio de propagandas; localização da empresa; treinamento de funcionários; bom relacionamento com clientes; tecnologia; boa relação com empregados; Know-how; a representatividade de uma marca ou patente, dentre outros, e é um valor que não pode ser comercializado individualmente, e na verdade não há como identificar neste valor a parte que cabe a cada um dos ativos que lhe dá origem.

Este assunto é complexo para a contabilidade, porque sabemos que ele existe, porém não pode ser registrado na contabilidade das empresas, pois apesar de existirem métodos para a sua apuração, eles não são confiáveis, pois se apurarmos o valor do goodwill gerado internamente de uma mesma empresa utilizando os métodos citados, os valores são muito diferentes, e é esta não confiabilidade que não permite o seu registro na contabilidade.




Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h