» Notícia
Faculdade de Enfermagem realiza Oficina de Avaliação e Tratamento de Feridas
Publicado em: 03-05-2017

Acadêmicos do 3º ao 9º período da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Rio Verde – UniRV participaram no último sábado, 29, no auditório do Bloco Administrativo, de “Oficina de Avaliação e Tratamento de Feridas”, para prestação de assistência a pacientes portadores de feridas e lesões de pele, sob coordenação do diretor do curso, professor Me. Elton Brás Camargo Júnior e da professora Esp. Ana Cleides Pereira dos Santos.

A primeira etapa da atividade contou com apresentação dos temas: Anatomia e fisiologia da pele; Classificação das feridas; Skin tears; Lesão por pressão; Dermatite associada a incontinência; Diagnóstico diferencial entre lesão por pressão; Dermatite associada a incontinência; Intervenções para cada tipo de lesão de pele;  Acrônimo TIME para avaliação de feridas; Limpeza e desbridamento e Produtos para tratamento de feridas, além da revisão da anatomia e fisiologia da pele. Na segunda parte, foram apresentados casos clínicos e também a parte prática de manuseio de produtos.

Segundo o diretor do curso, professor Elton, o desafio no ensino na área de prevenção e tratamento de feridas é o de ensinar os alunos a prestarem uma assistência individualizada, sistematizada, e possibilitar que eles sejam capazes de avaliar e prescrever coberturas ideais para a cicatrização das feridas que estejam tratando. “Sendo o enfermeiro um profissional que detém um saber teórico e prático, o seu processo de formação acadêmica deve passar, obrigatoriamente, pelo ensino teórico e das habilidades práticas (treino prático), possibilitando o contato direto com os pacientes portadores de lesões e feridas de pele, além do conteúdo teórico. Tal ato visa proporcionar uma assistência com uma qualidade teórica, técnica, tecnológica e humanizada aos portadores de lesões de pele minimizando fatores como a baixa autoestima e queda da qualidade de vida dos sujeitos envolvidos”, finalizou.
 
 
Fotos: Faculdade de Enfermagem




Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h