» Notícia
Acadêmicos de Biologia participam de visita técnica ao Parque Nacional das Emas
Publicado em: 03-05-2017

Os acadêmicos do 7º período da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade de Rio Verde – UniRV participaram nos dias 29 e 30 de abril, de aula de campo na Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Nacional das Emas, sob coordenação dos professores Me. Rinneu Elias Borges e Dra. Mariana Nascimento Siqueira, com o apoio da Associação de guias turísticos locais.

A atividade contou também com a presença da professora Dra. Maria de Fátima Rodrigues Silva, com o objetivo de reconhecer as características fitofisionômicas e a biodiversidade do cerrado, destacando a importância de sua preservação.

Durante a visita técnica foram abordados aspectos referentes à disciplina de “Manejo e Conservação da Biodiversidade” como: o reconhecimento das características da flora do cerrado, seus principais tipos vegetais e suas características; Identificação das diferentes fitofisionomias do cerrado presentes dentro do parque, Identificação de fauna silvestre em campo, além da identificação de fauna e flora nativos. Foram avaliados fatores conflitantes com a biodiversidade local, como a presença de espécies exóticas e invasoras, locais de conflitos devido ao fogo, efeito de borda, dentre outros.

Fora da Unidade de Conservação foram avaliados aspectos como a presença de recursos para fauna e consequentemente a atração de mamíferos para as propriedades particulares situadas na zona de amortecimento do parque, gerando conflitos de interesse entre a economia e a conservação da biodiversidade. Dentre os principais conflitos na zona de amortecimento destaca-se a forte presença de queixada (Tayassu pecari), os quais afetam negativamente as lavouras presentes nas propriedades particulares.

Segundo os coordenadores, a aula prática propiciou a compreensão sobre as práticas de conservação da biodiversidade em espaços territoriais protegidos pela legislação ambiental, com ênfase em Unidades de Conservação de Proteção Integral e investigou a existência de conflitos socioambientais no entorno da Unidade de Conservação que podem ser desencadeados especialmente devido ao tipo de uso do solo na zona de amortecimento. Este processo leva a constante busca de soluções e equalização dos interesses existentes entre a economia e a conservação da biodiversidade.
 
 
Fotos: Faculdade de Ciências Biológicas




Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h