» Notícia
Dia da Luta Antimanicomial foi lembrado pelas Faculdades de Enfermagem e Psicologia
Publicado em: 23-05-2017

Em 18 de maio é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e para comemorar a data, a Faculdade de Enfermagem da Universidade de Rio Verde – UniRV, em parceira com a Faculdade de Psicologia e Coordenação Municipal de Saúde Mental, realizou nesta segunda-feira, 22, evento para discutir a reforma psiquiátrica e o processo de desinstitucionalização, incentivando a comunidade acadêmica a refletir sobre a relevância da luta por uma assistência humanizada e de qualidade.

Segundo o diretor da Faculdade de Enfermagem, professor Me. Elton Brás Camargo Júnior, o “Movimento da Luta Antimanicomial” se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. “Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, e tem como meta a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos tradicionais por uma rede integrada de atenção à saúde mental”, disse. Ele afirmou ainda que a atividade possibilita que a comunidade acadêmica conheça a data e amplie os conhecimentos sobre o transtorno mental, pois a falta de informação ainda é um dos principais motivos do preconceito.

Para abrir as atividades, aconteceu no hall de entrada do Bloco Administrativo, uma exposição de fotos de experiências manicomiais antes e após a reforma psiquiátrica. As fotos após a reforma foram apresentadas pelos próprios usuários que já foram moradores de hospitais psiquiátricos e atualmente moram em Residências Terapêuticas ou com seus familiares, com a participação dos discentes dos cursos.

Em seguida, os acadêmicos do 3º período de Enfermagem realizaram apresentação cultural intitulada: “Pensamento, alma e coração, luta antimanicomial”. Para encerrar as atividades propostas da noite, aconteceu a mesa redonda sobre o processo de desinstitucionalização, com a participação dos profissionais: Luciane Souza (fisioterapeuta e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD de Rio Verde); Wagner de Pina Moura (Promotor de Justiça do Estado de Goiás); Luciana Martins Moraes (psicóloga da Secretaria Regional de Saúde) e Maria Amélia de Souza Moraes (enfermeira e coordenadora da Rede de Saúde Mental de Rio Verde). 
 
 
Fotos: Faculdade de Enfermagem




Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h