» Notícia
Faculdades de Fisioterapia e Medicina Veterinária promovem Projeto de terapia com animais em Centro de Ensino Especial
Publicado em: 05-06-2017
 
A equipe do projeto de extensão "Sorria, é Pet Terapia”, das Faculdades de Fisioterapia e Medicina Veterinária da Universidade de Rio Verde – UniRV, esteve na segunda-feira, 29, no Centro de Ensino Especial "Bom Pastor", para realizar mais uma sessão de Terapia Assistida por Animais (TAA). A ação foi supervisionada pelas professoras Ma. Mariana Paz Rodrigues e Esp. Maira Paz Rodrigues, e tem o intuito de promover a melhora social, emocional, física ou cognitiva dos pacientes.
 
Indicado para auxiliar em diversas situações clínicas ou não, o tratamento foi aplicado em um grupo de pacientes diversificado tanto em idade, contemplando adultos e crianças, quanto em relação ao tipo de dificuldade apresentada, como deficiências físicas, autismo e défict intelectual. As terapeutas foram Nescau, uma labradora de 5 anos e Princesa, uma poodle de 7 anos.

Segundo as coordenadoras do projeto, os pacientes contemplados apresentaram durante o tratamento fisioterapêutico, e mesmo em sala de aula, dificuldade de socialização, atenção e aprendizado. Mas, ao longo das sessões, foi notável a melhora nestes quesitos. "Alguns iniciam a terapia arredios, com medo dos animais, mas logo se sentem envolvidos, fazem carinho nos bichos, e isso facilita a adesão ao tratamento e proporciona momentos de prazer e interação social", disse a professora Esp. Maira Rodrigues.
 
Os benefícios práticos da utilização de animais em terapias dependem, também, dos cuidados veterinários dos animais. Para isso, a Faculdade de Medicina Veterinária faz o cadastro dos cães terapeutas, que passam por seleção comportamental, exames clínicos e complementares regulares para emissão de atestado de saúde. Também são anexadas cópias do cartão de vacina em dia, garantindo o bom estado sanitário e minimizando o potencial zoonótico, pois a qualidade de vida desses terapeutas animais é essencial para o bom funcionamento da TAA.
 
As Faculdades de Medicina Veterinária e Fisioterapia da UniRV também contaram com o apoio do pet shop Via Animale na realização de tratamento edectocida e banhos nos animais antes de cada sessão
 
 
Fotos: Faculdade de Medicina Veterinária




Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h