» Notícia
Professor da Faculdade de Ciências Contábeis defende Dissertação de Mestrado
Publicado em: 07-08-2017

A formação do corpo docente é aspecto indicativo de qualidade da educação, por isso, a Universidade de Rio Verde – UniRV reconhece a importância e apoia a qualificação de maneira continuada.

No último sábado, 05, o professor da Faculdade de Ciências Contábeis, Rafael Crisóstomo Alves defendeu a Dissertação de Mestrado: “Brasil e sustentabilidade: um estudo longitudinal das determinantes do disclosure ambiental”, pelo Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA).

A Faculdade de Ciências Contábeis parabeniza o docente pela conquista do título, que com certeza enriquecerá ainda mais o quadro de professores da UniRV.

Resumo do trabalho enviado pelo docente:
 
Atualmente, as companhias demandam associar o interesse pela expansão e obtenção de lucros à interação com o meio ambiente, sendo exigida, por seus stakeholders, maior transparência de suas ações empresariais. Deste interesse tem-se a prática do disclosure ambiental, indispensável para evidenciar o compromisso moral com a sociedade e a responsabilidade com o desenvolvimento sustentável, aumentando, dessa maneira, a confiabilidade de suas práticas.

A presente dissertação tem como objetivo identificar os fatores determinantes que explicam o nível de evidenciação das questões ambientais realizadas pelas companhias no Brasil. Para tanto, foram analisados os Relatórios de Sustentabilidade dos anos de 2010 e 2015, de 52 companhias, consideradas como as maiores em volume de vendas líquidas, pela Revista Exame – Edição Maiores e Melhores 2016. Com o propósito de explicar o disclosure ambiental foram formuladas nove hipóteses e testadas a partir da Análise de Regressão com dados em painel por meio do Modelo de Efeitos Aleatórios. Estas hipóteses referem-se a fatores endógenos das companhias, que englobam tamanho, desempenho, endividamento, governança corporativa, potencial de poluição, carteira do ISE, controle acionário, tipo de controle e abertura de capital.

Os resultados demonstram que no período investigado, as empresas evidenciaram um total de 4.860 sentenças relacionadas ao meio ambiente, sendo 2.432 em 2010 e 2.428 em 2015. Quanto às categorias objeto de análise, verificou-se que Outras Informações Ambientais (25,5%) e Políticas Ambientais (23,9%) apresentaram maiores índices de divulgação. Com ótica as subcategorias destacaram-se: Menção sobre Sustentabilidade e/ou Desenvolvimento Sustentável (13,8%) e Declaração das políticas, práticas e ações atuais e futuras (9,4%). A Análise de Regressão em Painel demonstrou que as variáveis Tamanho (H1), Desempenho (H2), Nível de Endividamento (H3) e Tipo de Controle (H8) se confirmaram significativas a um nível de 1%, ou seja, possuem forte influência sobre o disclosure ambiental praticado pelas companhias investigadas. Conclui-se que os resultados da pesquisa corroboram com a Teoria da Divulgação, e ratificam os achados de outros estudos relacionados à temática.
 
 
Fotos: Faculdade de Ciências Contábeis




Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h