Professor de Engenharia de Software apresenta projeto em Workshop de Inteligência Artificial

Publicado em: 18-08-2017


O professor da Faculdade de Engenharia de Software da Universidade de Rio Verde - UniRV, Me. Sandro Silva Moreira participou nesta terça-feira, 15, em Goiânia, do “Workshop de Inteligência Artificial”, promovido pelo Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG).

À ocasião, o docente apresentou o projeto “DeepCardio”, um sistema de Inteligência Artificial que consegue analisar uma gravação dos batimentos cardíacos do paciente em menos de um minuto e indicar se há ocorrência de anormalidades que podem indicar doenças cardiovasculares, especialmente as que afetam as válvulas do coração. “O equipamento utilizado na gravação dos batimentos é um estetoscópio clínico comum, que capta os sons do coração e submete a uma análise realizada por uma rede neural artificial, que foi ensinada a encontrar padrões de anormalidade. O índice de acerto do sistema inteligente chega a 86%”, disse.

O evento reuniu pesquisadores, professores, alunos dos programas de graduação e pós-graduação, empresários e comunidade em geral, e contou com cerca de 30 exposições no formato pôster (alguns com demonstrações ao vivo). O objetivo do workshop foi mostrar a força de um dos pilares que alguns analistas rotulam como a era da nova revolução industrial. O projeto “DeppCardio” ficou em 2º lugar.


Foto: Faculdade de Engenharia de Software