Representantes das Faculdade da UniRV utilizam “Metodologia Ativa” com estudantes de curso do Pronatec

Publicado em: 06-09-2017

 
Nesta terça-feira, 05, acadêmicos das Faculdade de Agronomia e Odontologia da Universidade de Rio Verde – UniRV, juntamente com a professora Esp. Janaina Martins de Freitas, desenvolveram uma atividade dinâmica com estudantes do Curso Técnico em Saúde Bucal do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A atividade foi realizada durante a disciplina de Biossegurança I, do curso técnico, utilizando a “Metodologia ativa”, ou seja, ao contrário do modelo tradicional de ensino em que o professor fala e os discentes escutam, os acadêmicos foram os agentes principais responsáveis por levar conhecimento e aprendizagem aos estudantes do curso em Saúde Bucal.  
 
Cada discente apresentou uma temática específica de sua área de formação. Laila Beatriz Moraes Costa, da Faculdade de Odontologia, explanou acerca da responsabilidade do cirurgião dentista e equipe de trabalho (os técnicos em Saúde Bucal) durante o descarte dos resíduos comuns, contaminados e do grupo “E”, constituídos por materiais perfurocortantes como objetos e instrumentos contendo cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar.
 
Dejetos ou materiais odontológicos, tanto líquidos quanto sólidos, não devem ser descartados na rede de esgoto comum ou em locais de descarte de lixo, pois contaminam o solo e a cadeia fluvial (meio ambiente) devido sua toxicidade. Desta forma, o acadêmico de Agronomia, Diego Fadul Lacerda apresentou quais prejuízos estas ações podem causar ao meio ambiente (solo, rios e afluentes), caso as normas sejam negligenciadas e desenvolveu estratégias para conscientização dos alunos.
 
O diretor da Faculdade de Odontologia e coordenador do curso Técnico em Saúde Bucal, professor Me. Ernando Assunção de Ferreira, ressaltou que a falta de cuidados com a biossegurança, ou seja, o controle de infecção, sinaliza fatores de risco que podem alterar o trajeto natural dos processos de reparo das patologias bucais. Para encerrar, a coordenadora geral do Pronatec, professora Ma. Maria Flavina das Graças Costa ressaltou sobre a importância da integração dos acadêmicos da graduação e alunos do curso técnico.
 
 
Fotos: Faculdade de Odontologia