UniRV terá banheiros unissex

Publicado em: 11-09-2017

 
Instituição será uma das primeiras Universidade no país
 
Atenta aos deveres, direitos e discussões quanto à diversidade e ideologia de gêneros, a Universidade de Rio Verde – UniRV irá implantar banheiros unissex em seus prédios nos próximos dias. O bloco VI do câmpus Rio Verde, onde funcionam as Faculdades de Direito, Medicina e Psicologia será o primeiro a ser adaptado. A medida adotada não eliminará os sanitários masculino e feminino.
 
De acordo com o Reitor da UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, a iniciativa faz parte das obras (físicas e culturais) de modernização da Instituição frente a necessidade de amadurecimento da sociedade e a quebra de preconceitos quanto à raças e etnias, religião e sexualidade. “Serão feitas obras de adaptações em um banheiro para que atenda à diversidade, independentemente da identidade de gênero ou orientação sexual. Mas, teremos também os sanitários masculinos e femininos. Desta forma, nossa comunidade poderá usar o que ela se sentir mais à vontade”, disse.
 
Ainda segundo o Reitor, a Instituição será a primeira universidade pública do país a implantar os sanitários unissex em suas instalações. “Outros prédios da UniRV, como o bloco Administrativo – que atualmente passa por reforma – também terão. Nossa preocupação é garantir que as diferenças sejam respeitadas e promover a inclusão”, acrescentou.
 
Para compreender com mais profundidade esta necessidade, a reação da comunidade acadêmica e quais medidas indispensáveis quanto à comunicação e orientações sejam adotadas, o Reitor solicitou uma pesquisa de percepção frente à utilização de banheiros neste formato. A investigação foi realizada pela Faculdade de Psicologia e coordenada pelo professor Me. Germano Gabriel Lima Esteves. Os dados da pesquisa ainda estão sendo tabulados, mas os resultados preliminares analisados indicam a aceitação.