» Notícia
Arbitragem para o sistema de justiça é discutido no “XVII Simpósio de estudos jurídicos da UniRV”
Publicado em: 26-09-2017
 
A Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde – UniRV, por meio do Núcleo de Atividades Complementares (NACE), iniciou nesta segunda-feira, 25, no salão social do Sindicato Rural, o “XVII Simpósio de Estudos Jurídicos e Ciências Aplicadas”. O evento contou com mais de mil participantes. As atividades encerram nesta quarta-feira, 27.
 
Com um grande volume de processos no judiciário Brasileiro, que cresce de 3% a 4% ao ano segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, o coordenador do evento, professor Me. Arício Vieira da Silva destacou a importância dos temas que serão abordados durante os três dias. “ O Simpósio tem como objetivos proporcionar interação entre a teoria e a prática jurídica, avaliar a importância da troca de experiências com os vários campos das Ciências Jurídicas, preparar o discente para o mercado de trabalho e atender às finalidades do Direito no que se refere às atividades extracurriculares”, disse.
 
“A Importância da Arbitragem para o Sistema de Justiça Brasileiro” foi o tema da palestra magna proferida pelo juiz da 4ª Vara Civil de Goiânia, Aureliano Albuquerque Amorim. A “Arbitragem” é o processo de escolha de especialistas em diversas áreas do conhecimento, que não são juízes, e vão atuar como Mediadores, Conciliadores e Árbitros em um processo. “Uma das vantagens desse tipo de mediação é a agilidade no processo, que conta com profissionais especialistas no assunto, não dominados pelos juristas”, explicou.
 
Juiz da 4ª Vara Civil de Goiânia, Aureliano Albuquerque destaca a importância da Arbitragem para o Sistema de Justiça Brasileiro
 
A mesa de honra foi composta pelo coordenador do evento, professor Me. Arício Vieira da Silva, neste ato representando o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; pela professora Ma. Línia Dayana Lopes Machado, representando a Diretora da Faculdade de Direito, professora Dra. Telma Divina Rodrigues; pelo vice-presidente da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA), Rildo Mourão; pelo presidente da Câmara de Vereadores de Rio Verde, Lucivaldo Tavares; pelo juiz da 4ª Vara Civil de Goiânia e palestrante, Aureliano Albuquerque Amorim; pela vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Rio Verde, Ana Paula Cabral Barbosa; pelo juiz e professor da UniRV; Me. Ricardo Luiz Nicoli; pelo juiz da 1ª Vara de Execuções de Rio Verde, Eduardo Oliveira; pelo Comandante da Companhia de Policiamento Especializado (CPE), Capitão J. Júnior; pelo professor da Faculdade de Direito, Me. Paulo Antônio Rodrigues Martins; e pela acadêmica integrante da organização do evento, Nádia Cristina Franco da Silva Mendes.
 
Mesa de hora foi composta por docentes e autoridades locaol e regional
 
Reitor destaca desenvolvimento da Faculdade de Direito
 
O Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira parabenizou a organização do Simpósio e destacou o desenvolvimento da Universidade e principalmente a qualidade do ensino na Instituição, que investe na infraestrutura e qualificação do quadro de docentes. “Quando assumi a reitoria em 2010, a Faculdade de Direito da UniRV tinha 34 docentes, dos quais 15 eram efetivos, sendo 13 mestres e 21 especialistas. Neste ano de 2017, o número de docentes subiu para 38, sendo 35 efetivos. Ao todo são 6 doutores, 26 mestres e 6 especialistas. Até 2021, o número de doutores deve aumentar para 21, haja vista que 15 professores iniciarão um Doutorado em Direito oferecido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em parceria com a UniRV”, informou. 




Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h