» Notícia
Lançamento da obra "Direito do Agronegócio: Implicações Interdisciplinares"
Publicado em: 25-10-2017

Nesta terça-feira, 24, na Livraria Nobel, aconteceu o coquetel de lançamento da obra "Direito do Agronegócio: Implicações Interdisciplinares", com a participação de professores que integram o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento (MPD) e professores da Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde – UniRV.

O evento contou com a presença do Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; da diretora da Faculdade de Direito, professora Dra. Telma Divina Nogueira Rodrigues; docentes, acadêmicos e egressos do curso; do vice-prefeito de Rio Verde, Francisco Grimaldi de Lima “Chiquinho do Kgl”, representando o prefeito, Paulo do Vale; do presidente da Câmara Municipal, Lucivaldo Tavares Medeiros; e do presidente da Fundação Municipal de Cultura, Isaac Pires.

Para abrir as atividades, os presentes puderam apreciar apresentações do Coral da UniRV, sob regência do maestro, professor Me. Júlio César Costa Barbosa, e do professor Me. Cláudio Costa Barbosa, juntamente com a acadêmica de Ciências Biológicas, Ana Carolina Ferigatto. Em seguida, aconteceu a sessão de autógrafos.

Organizado por João Porto Silvério Júnior e Rildo Mourão Ferreira, o Livro, cujo tema na literatura ainda é incipiente, é de extrema importância nas discussões brasileiras. No transcorrer da obra, sua versatilidade reunindo estudos com embasamento teórico, os autores afrontam o assunto com desenvoltura no âmbito da Economia, do Direito Civil, Agrário e Ambiental, com foco na cidade de Rio Verde e no Sudoeste de Goiás.
 
João Porto Silvério Júnior e Rildo Mourão Ferreira, organizadores da obra "Direito do Agronegócio: Implicações Interdisciplinares"

Neste contexto, "Direito do Agronegócio: Implicações interdisciplinares" traz em seu primeiro capítulo, uma discussão sobre a arbitragem no setor como um mecanismo de solução de conflitos em que os árbitros escolhidos pelas partes decidem a controvérsia, proferindo uma sentença que possui o mesmo valor de uma sentença judicial, dentre os quais se destacam, a agilidade na resolução do caso e a proximidade e maior participação das partes.

Nos capítulos seguintes, os autores fazem um mergulho profundo ao proporem debates acerca da expansão canavieira, o desenvolvimento agrário e urbano na região, e discussões quanto à sustentabilidade, licenciamento e regularização de reservas legais.


O programa de Pós-Graduação

Vinculado à Faculdade de Direito e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Rio Verde – UniRV, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento, quando aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), será o primeiro do país com foco nesta modalidade.

O mestrado possui duas linhas de pesquisas: “Direito do Agronegócio e Regulação” e “Direito da Sustentabilidade e Desenvolvimento”, e visa proporcionar formação consistente e de qualidade aos novos pesquisadores no âmbito específico do Direito do Agronegócio.

O programa faz parte dos trabalhos de expansão do ensino na UniRV, com foco na ampliação das pós-graduações stricto sensu oferecidas pela Instituição.  




Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h