UniRV construirá centro interdisciplinar de educação infantil

Publicado em: 12-12-2017

  
Instituição será nos moldes do Centro Alemão “Haus Helfen Hilfen”
 
A Universidade de Rio Verde – UniRV construirá um Centro Transdisciplinar, Interdisciplinar e Multiprofissional de Educação Infantil de intervenção precoce e aconselhamento para pais e crianças com necessidades especiais. A instituição seguirá a experiência prática da Haus Helfen Hilfen, centro Alemão sediado no distrito de Oberbergischer Kreis, visitado pelo Reitor, Prof. Dr. Sebastião Lázaro Pereira, juntamente com o Prof. Dr. Alexandre Giffoni, acompanhados pelo Prof. Dr. Bernd Fichtner, da Universidade de Siegen, em novembro deste ano. A ação faz parte do “Plano Estratégico de Internacionalização” da UniRV, que resultou em parcerias com universidades de Portugal, da Alemanha e da Espanha.
   
Centro Alemão “Haus Helfen Hilfen”
 
Em reunião nesta terça-feira, 12, com o secretário Municipal de Educação, Miguel Rodrigues Ribeiro, o Reitor apresentou a iniciativa de construção da unidade transdisciplinar. Segundo o professor Sebastião, uma Instituição com este modelo permitirá que crianças com atrasos no desenvolvimento, ameaças ou deficiências existentes cresçam com mais oportunidades, além de se tornar importante centro de formação multiprofissional. “O sistema inter e transdisciplinar de orientação, diagnóstico, suporte educacional e terapia estará orientado para esse objetivo”, disse.
 
O secretário demonstrou interesse no projeto que contará com o apoio da rede municipal de educação infantil, através da Secretaria Municipal de Educação. A parceria será firmada com a doação, pela pasta do Executivo, de um terreno para a construção da escola. Já a edificação e manutenção do Centro ficará sob responsabilidade da UniRV.
 
Segundo o professor Dr. Alexandre Giffoni, que ficará responsável pela condução do projeto, a idealização também visa a integração das Faculdades da UniRV, de forma transdisciplinar. “O objetivo comum de todos os envolvidos será a descoberta de novas possibilidades de desenvolvimento humano das pessoas envolvidas”, disse.
 
Também participaram do encontro a Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas; o diretor da Faculdade de Pedagogia, professor Dr. José Reinaldo de Araújo Quinteiro, o professor Dr. Leonardo Montes Lopes, e a professora Luzimeire de S. James.
 
Outra reunião para tratar das estratégias de desenvolvimento do projeto será realizada no dia 03 de janeiro de 2018, na Secretaria Municipal de Educação.