Acadêmicos de Medicina participam de estágios internacionais

Publicado em: 01-02-2018


Os acadêmicos da Faculdade de Medicina (FAMERV) da Universidade de Rio Verde - UniRV têm agora a oportunidade de ampliar os conhecimentos além das fronteiras brasileiras. Tendo cumprido uma série de requisitos, o curso coloca à disposição dos discentes a possibilidade de ingressar em estágios internacionais.
 
A discente Sara Ferretti Nunes (Blusa de frio cinza) durante Intercâmbio no Egito 

A promoção de intercâmbios internacionais foi idealizada pela Comissão Local de Estágios e Vivências (CLEV Rio Verde), órgão filiado à Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM) e ao Centro Acadêmico Dr. Vicente Guerra (CAVG). São oferecidas quatro modalidades de estágio acessíveis a todos os discentes de Medicina da UniRV, dentre elas: Estágio Nacional, Estágios Internacionais em prática e pesquisa médica (Scope e Score); Núcleo Brasil-Cuba e Núcleo Brasil-China.

Segundo um dos integrantes da CLEV, o acadêmico do 6º período, Germano Dutra, todos os anos, por meio de um processo seletivo unificado, são ofertadas mais de 1.500 vagas de estágio, distribuídas dentro das modalidades descritas acima. “Todos possuem uma duração média de quatro semanas, com atividades condizentes com a modalidade de escolha (pesquisa ou prática hospitalar) e com a área de interesse profissional do aluno”, disse.

A discente Sara Ferretti Nunes, 9º período, foi a primeira discente da Faculdade a participar do Intercâmbio. Ela foi sorteada para o estágio de pesquisa médica na capital do Egito, Cairo. “Acredito que foi uma experiência única, onde eu pude desenvolver um projeto sobre os métodos diagnósticos mais usados para o câncer de mama, com professores muito receptivos e interessados. Pude aprender mais sobre o tema e conhecer a rotina médica de outro país”, comentou. Ela afirmou ainda que viajar é a melhor forma de aprender e se interessar pelas mais diversas culturas existentes no mundo.
 
O acadêmico do 7º período, Paulo Appollonio Filho, atual presidente do CAVG, esclarece que essa parceria é fruto de muita luta, e demonstra o esforço do Centro Acadêmico em sempre inovar e buscar o melhor para os discentes da FAMERV. Ele também enaltece que o apoio da diretoria e reitoria, sempre dando autonomia ao órgão, foi fundamental para mais esta conquista. “Com certeza a Sara abriu as portas e nos ajudou a consolidar esse Projeto. Agora, muitos outros alunos terão a oportunidade de expandir ainda mais o nome da UniRV nacional e internacionalmente”, concluiu.

Para saber mais acesse a página no facebook e instagram: @clevrioverde @cavicenteguerra.