Saiba quais as diferenças entre faculdade, centro acadêmico e universidade

Publicado em: 14-03-2018

 
Descubra qual a instituição ideal para você
 
Ao prestar vestibular, geralmente os estudantes se preocupam principalmente com a escolha do curso, e muitas vezes não se atentam para a classificação da instituição. Os termos faculdade, centro acadêmico e universidade, muitas vezes são usados como sinônimos, mas no Brasil, o Decreto nº 5.773/06 do Ministério da Educação (MEC), divide as instituições de ensino superior nestas três categorias. Isso não significa que uma seja melhor ou pior que as outras, mas cada uma possui atribuições diferentes e cumpre exigências distintas na formação acadêmica.
 
De acordo com o MEC as Universidades são espaços que concentram três eixos de atividades acadêmicas: Ensino, Pesquisa e Extensão (serviços ou atendimento à comunidade) em várias áreas do saber. Na Universidade de Rio Verde – UniRV, por exemplo, estas exigências são cumpridas, dentre elas, por meio de projetos como a Clínica Escola de Odontologia, que realiza mais de 600 atendimentos por mês; a Academia Escola da Universidade, com mais de 5 mil atendimentos por semana em atividades de educação física e fisioterapia; o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) com cerca de mil processos em andamento; aproximadamente 700 atendimentos de assistência social, dentre diversos outros projetos.
 
Ainda segundo o MEC, são exigidos, nas universidades, que um terço do corpo docente seja composto por mestres e doutores, e essa mesma proporção precisa ter contrato de trabalho em tempo integral. De acordo com o Reitor da UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, na Instituição esse número é superior ao exigido, sendo que dos 624 docentes, quase 60% são Doutores e Mestres. “Quanto maior a titulação dos professores, mais tempo de pesquisa e mais experiência eles possuem para transmitirem aos acadêmicos”, afirmou.
 
Além de curso de graduação, as universidades também têm que desenvolver programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Na UniRV é ofertado o Mestrado em Produção Vegetal. Idealizado para atender aos anseios de integração entre produtores, comunidade e universidade, a fim de desenvolver pesquisas que atendam às necessidades regionais e nacionais, o curso é oferecido desde 2004.
 
Centros Acadêmicos
Os centros acadêmicos ou universitários são instituições de ensino superior que abrangem uma ou mais áreas do conhecimento. Na prática, podemos dizer que são maiores que as faculdades e menores que as universidades. Entre as exigências para este tipo de instituição estão a de que um terço dos professores precisa ter mestrado ou doutorado e ao menos um quinto tem de possuir contrato de tempo integral.
 
Faculdade
As faculdades, geralmente, oferecem quantidade menor de cursos do que as universidades e os centros universitários. Segundo o Decreto nº 5.773/06, do MEC, estas instituições não têm obrigação, mas podem promover cursos de extensão ou programas de iniciação científica.