» Notícia
Palestras orientam acadêmicos de Odontologia sobre condutas em possíveis acidentes
Publicado em: 14-03-2018
 
Os procedimentos a serem adotados pelos acadêmicos diante de um acidente ou complicação na Clínica Escola de Odontologia foi tema do ciclo de palestras promovido, nesta segunda, 12, e terça-feira, 13, pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Rio Verde – UniRV.
 
De acordo com a professora Esp. Janaina Martins de Freitas, uma das coordenadoras da Clínica Escola de Odontologia e organizadora do evento, a atuação em Urgência e Emergência exige constante busca de novos conhecimentos para a eficiência no atendimento ao paciente crítico. “A nossa proposta foi preparar o acadêmico para avaliar a situação e executar os procedimentos necessários em um caso de acidente, além de explanar o aspecto fisiológico do paciente logo após o ocorrido”, disse.
 
Segundo o professor Esp. Victor Araújo Alves Borges de Oliveira, também organizador do evento, os especialistas convidados para palestrar abordaram temas como emergências causadas pela ansiedade, relacionadas às vias aéreas, cardiopatias, hemorragias, convulsão, parada cardiorrespiratória, acidentes com materiais perfurocortantes.
 
Os palestrantes também orientaram sobre como realizar procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar e as medidas a serem tomadas diante de uma exposição à material contaminado e o protocolo adotado pelo município de Rio Verde diante dessas situações. “No curso o discente identificou a importância do papel do cirurgião-dentista durante um atendimento que tenha uma intercorrência e precise de atendimento e manobras de precauções universais, como realização de exames prévios, técnicas para reanimação e como prestar socorro para diversos casos graves”, disse.
 
Confira as palestras realizadas:
 
12/03
-Acidentes perfuro cortantes e DST – como agir? 
- Condições sistêmicas pós-acidente.
 
Palestrantes:
Claudio Rodrigues Resende Costa (Especialista em Implantodontia e Mestre em Ciências da Saúde)
Christhiane Campos Marques de Oliveira (Mestre em Medicina Tropical);
 
13/03
-Ação de primeiros socorros com o SAMU – RCP, crise convulsiva, controle de hemorragia e síncope.
 
Palestrantes:
Danúbia Silva Dutra (Graduada em Enfermagem; Especialista em Urgência e Emergência; Especialista em Segurança do paciente, enfermeira Unidade de Suporte Avançado – SAMU)
Djahi Costa Dias (Graduado em Enfermagem; Especialista em Urgência e Emergência; Especialista em Cardiologia e Hemodinâmica; Pós-graduando em Estomaterapia).   




Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h