» Notícia
Convênios de Mestrados e Doutorados qualificam docentes da Instituição
Publicado em: 20-03-2018
 
Instituição concedeu 50% de bolsa para os professores que ingressaram nos programas em parceria com Unisinos
 
Desde 2012, quando a Universidade de Rio Verde – UniRV começou a implantar Programas de Pós-Graduação Interinstitucional em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), 47 docentes realizaram Mestrado e Doutorado. Outros 55 professores ingressam, entre agosto do ano passado e janeiro desse ano, em um programa de pós-graduação por meio de novos convênios firmados. Atualmente, dos 624 docentes, quase 60% são Doutores e Mestres.
 
De acordo com o Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Dr. Gustavo André Simon, a UniRV vem trabalhando no sentido de conseguir, por meio de um órgão de fomento, programas de pós-graduação stricto sensu para capacitar seus professores. Segundo ele, “as formalizações destes convênios estavam nas metas de criar condições para qualificação dos docentes, para que assim, formassem mais mestres e doutores do quadro permanente da Instituição e elevasse ainda mais a qualidade do ensino na Universidade”.
 
O primeiro convênio a ser firmado, em 2012, foi o Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Medicina Veterinária da Unesp. Nove professores e ex-professores concluíram o programa em 2016. Outros cinco docentes começaram, em 2014, o Dinter em Agronomia, este, oferecido em parceria com a UEM, sendo que quatro matriculados defenderam suas teses no primeiro semestre de 2017.
 
Em março de 2015, dois Mestrados Interinstitucionais (Minter) também passaram a ser ofertados, um em Ciências da Saúde (Unesc) e outro em Engenharia Mecânica (Unesp). No primeiro tiveram 20 professores inscritos. No segundo, 13 docentes matriculados já finalizaram suas dissertações.
 
Ampliando a qualificação do corpo docente nas diversas áreas do conhecimento, o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira firmou, no ano passado, uma nova parceria, desta vez com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), oferecendo Mestrado e Doutorado Interinstitucional nas áreas do Direito e Saúde Coletiva. “Além disso, a UniRV conceder 50% de bolsa para os professores que ingressaram nos programas”, afirmou o Reitor.
 
Conheça os novos programas de Pós-Graduação Interinstitucional
 
UNISINOS
Doutorado em Direito
Treze docentes da Faculdade de Direito da UniRV participam, desde o mês de janeiro deste ano, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu/Doutorado em Direito, com área de concentração em Direito Público. O Programa possui duas linhas de pesquisas “Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direitos” e “Sociedade, Novos Direitos e Transnacionalização”, tem a duração de 36 meses, é nota 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e mantém convênios com importantes instituições de ensino e pesquisa na Europa e nas Américas.
 
Mestrado/Doutorado em Saúde Coletiva
Vinte e seis docentes realizam, desde dezembro de 2017, Mestrado/Doutorado em Saúde Coletiva. Os programas têm a pesquisa como base inovação e desenvolvimento do profissional que será capacitado a responder às necessidades dos diferentes níveis de promoção à saúde, das políticas públicas e da gestão dos serviços de saúde.
 
UNESP
Doutorado em Ciências dos Materiais
Outros dezesseis docentes da UniRV participam, desde agosto do ano passado, do Doutorado Acadêmico em Ciência dos Materiais oferecido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Ilha Solteira). O programa tem a duração de 4 anos. A Ciência dos Materiais está intimamente ligada a vários campos tradicionais da engenharia e da ciência: física, metalurgia, química, eletricidade e mecânica. 




Voltar

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h