Professores do CEP da UniRV participam de treinamento em Brasília

Publicado em: 22-03-2018

 
Quatro professores membros do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade de Rio Verde – UniRV participam, em Brasília, de capacitação. As atividades iniciaram nesta quarta-feira, 21, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB), e vai até sexta-feira, 23.  A ação é organizada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e o Conselho Nacional de Saúde, em parceria com o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da FS/UnB (CEP/FS).
 
Os docentes da UniRV, Ma. Berenice Moreira, Ma. Mayra dos Santos Cabral, Ma. Nilda Maria Alves e Me. Fernando Guimaraes Cruvinel, juntamente com membros de comitês do Distrito Federal Goiás e Minas Gerais, recebem capacitação quanto às normativas, procedimentos e utilização da plataforma Brasil. O treinamento é fechado para os membros dos CEP´s.
 
A proposta de treinamento visa minimizar as dificuldades encontradas pelos pesquisadores durante o processo de submissão de um projeto para apreciação ética e sanar dúvidas em relação à submissão de projetos na Plataforma Brasil, do Ministério da Saúde. Além disso, o curso proporcionará aos pesquisadores a possibilidade de desenvolver projetos atendendo às questões éticas previstas em resoluções nacionais, de acordo com os critérios da CONEP.

Pesquisas
 
Toda pesquisa que envolva seres humanos deve ser submetida à análise do Comitê de Ética em Pesquisa. Na UniRV, o CEP é a instância responsável por avaliar e acompanhar os projetos de pesquisa em suas questões éticas, garantindo a integridade do sujeito.
 

Foto: CEP