Brasil-Alemanha: UniRV envia delegação à UniSiegen e Haus Früher Hilfen para desenvolver projeto de cooperação binacional

Publicado em: 04-04-2018

 
O trabalho transdisciplinar, interdisciplinar e multiprofissional na educação infantil, bem como a intervenção precoce e aconselhamento para pais e crianças com necessidades especiais é um assunto pouco discutido e que necessita de políticas públicas e mais atenção no Brasil. Visando suprir esta carência e aliado ao “Plano Estratégico de Internacionalização” da Universidade de Rio Verde - UniRV, a Instituição construirá um Instituto que seguirá a experiência prática da Haus Früher Hilfen (CFH), centro Alemão sediado no distrito de Oberbergischer Kreis.
 
Delegação rioverdense vai a Alemanha para desenvolver projeto de construção de Centro Multiprofissional Interdiciplinar em Rio Verde
 
E para dar prosseguimento a proposta, em março deste ano, uma delegação rioverdense composta pelo assessor de assuntos internacionais da UniRV, professor Dr. Alexandre Avelino Giffoni Junior, a diretora da Faculdade de Fisioterapia, professora Dra. Erika Pereira Machado e o diretor da Faculdade de Pedagogia, professor Dr. José Reinaldo de Araújo Quinteiro foram a Alemanha para ampliar a cooperação binacional com o desenvolvimento do projeto de implantação do Instituto superior multiprofissional para intervenção precoce em crianças com necessidades especiais e orientação aos seus familiares, cuidadores, bem como às instituições nas quais elas transitam.
 
As visitas às Instituições alemãs foram acompanhadas pelo professor Dr. Bernd Fichtner, da Universidade de Siegen (UniSiegen). O professor Dr. Thomas Sukopp, que havia realizado em parceria com Dr. Alexandre Giffoni, em 2017, a pesquisa patrocinada pela Bolsa Pesquisador da UniRV, “Filosofia com crianças: sustentabilidade e meio ambiente”, se comprometeu em integrar o novo Projeto da UniRV, juntamente com os seus alunos da Pós-Graduação. Além disso, Sukopp disse que buscaria financiamento para o mesmo, junto a órgãos de fomento à pesquisa alemães e europeus.
 
Já o docente Dr. Ulrich Exner reafirmou o engajamento na implantação do Instituto em Rio Verde com a elaboração do Projeto Arquitetônico, que será desenvolvido com os seus alunos de Pós-Graduação. Desse modo, inicia-se, também, o intercâmbio ativo entre alunos da UniSiegen com a UniRV.
 
Uma Instituição com este modelo permitirá que crianças com atrasos no desenvolvimento, ameaças ou deficiências existentes, cresçam com mais oportunidades, além de se tornar um importante centro de formação multiprofissional. “O sistema inter e transdisciplinar de orientação, diagnóstico, suporte educacional e terapia estará orientado para esse objetivo”, disse o professor Alexandre Giffoni.
 
Segundo o diretor da Faculdade de Pedagogia da UniRV, professor Dr. José Reinaldo de Araújo Quinteiro, a visita à CFH reforça o processo de internacionalização da UniRV, abrindo diálogos com novos programas terapêuticos e educativos da UniSiegen, os quais inspirarão diversos programas de intercâmbios entre o Brasil e a Alemanha na conjuntura sócio-político-econômica da cidade de Rio Verde.