Faculdades promovem Pit Stop da Saúde na Universidade

Publicado em: 12-04-2018


As Faculdades de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia da Universidade de Rio Verde – UniRV desenvolveram, nos blocos da Instituição – Fazenda Fontes do Saber e Centro de Negócios, o Projeto de Extensão “Pit Stop da Saúde”, coordenado pela professora Ma. Adriana Vieira Macedo Brugnoli e pelo acadêmico Vergílio Pereira Carvalho. A atividade será promovida até o mês de novembro.

À ocasião, foram realizadas ações de prevenção à saúde como aferição da pressão arterial sistêmica, frequência cardíaca, saturação parcial de oxigênio periférico, glicemia capilar, peso, altura, circunferência abdominal, verificação da caderneta de vacinação, orientações quanto à higiene bucal e palestras sobre medidas de atenção primária na prevenção do diabetes mellitus e hipertensão arterial. Os participantes também responderam a um questionário concernente à saúde metal e doenças crônicas não transmissíveis.

Segundo o discente do 6º período de Medicina e também coordenador do Projeto, Vergílio Pereira Carvalho, cerca de 550 acadêmicos foram atendidos durante as duas etapas realizadas. “Muitos participantes foram diagnosticados com pré-diabetes. Por isso, a importância de realizar medidas de promoção à saúde”, comentou. Ele também destacou a relevância do trabalho por meio da equipe multiprofissional, culminando com a troca de saberes nas diferentes áreas da saúde e estimulado o avanço dos acadêmicos nos três pilares essenciais da educação: ensino, pesquisa e extensão. 

A professora Adriana Vieira afirmou que a atividade irá, de maneira prática e viável, levar à reflexão e convidar à transformação da educação em saúde num sentido amplo, a fim de estimular os alunos, em favor da saúde, a entender o desenvolvimento pessoal e social da política de promoção da saúde.
 
 
Fotos: Faculdade de Medicina