Em Workshop de Bioconstrução, acadêmicos da UniRV constroem capela de COB

Publicado em: 24-04-2018

 
Trinta e oito discentes das Faculdades de Engenharia Civil e Agronomia da Universidade de Rio Verde – UniRV participaram neste sábado, 21, de Workshop sobre Bioconstrução. A atividade foi coordenada pelo professor Me. Danilo Guimarães Almeida e tomou como base a construção de uma capela na fazenda Céu do Beija Flor, no município de Rio Verde, utilizando a técnica COB, método similar as construções de adobe, que tem como matéria prima uma mistura de dois tipos de solo, esterco e palha.
 
O projeto de edificação da capela foi idealizado por Rodrigo Simões Júnior. Segundo ele, a metodologia tem um impacto ambiental baixo e oferece vantagens como: redução de resíduos gerados na construção, promove excelente isolamento acústico e térmico, além de utilizar materiais naturais disponíveis nas proximidades da obra.
 
Durante o workshop, os acadêmicos receberam explicações técnicas sobre a técnica COB, cuidados no preparo de materiais e os métodos de execução. “Os estudantes também tiveram a oportunidade de executar, de fato, parte da estrutura”, disse o professor Me. Danilo Guimarães Almeida.