Professores e discentes publicam artigos em revista da UFSC

Publicado em: 24-04-2018

 
Docentes e acadêmicos das Faculdades de Medicina da Universidade de Rio Verde – UniRV (câmpus Aparecida e Goianésia) publicaram artigos científico na Revista Eletrônica Extensio, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
 
No estudo “Educação continuada para agentes comunitários de saúde: uma visão acadêmica” desenvolvido pela professora Heloísa Silva Guerra e pelos acadêmicos Charles Alberto da Cunha Melo Júnior e Raissa Silva Frota, os estudantes, por meio de relato de experiência, avaliaram a situação de vulnerabilidade da população do município de Goianésia no período de maio a junho do ano de 2016.
 
Já na publicação "Análise e perspectiva sobre a formação do profissional de saúde para o atendimento à mulher negra”, a professora Bibiana Arantes Moraes e as acadêmicas Helen Hana Fernandes Tavares, Amanda Gomez Matias, Hellen Bárbara Souza Silva e Lana Nicolle Gomes Bernardo constataram que na mulher, principalmente a negra, há a prevalência de determinadas patologias por se encontrarem em uma situação de vulnerabilidade, tanto na questão econômica, social, cultural ou por fatores como racismo, gênero e desigualdade de classes. E para um atendimento integralista desta população, o artigo elucida que o profissional de saúde precisa ser qualificado para orientar as mulheres a adotarem comportamentos preventivos.
 
A UniRV acredita que as produções científicas devem ser incentivadas nas Universidades, por fazerem parte da tríade do Ensino, Pesquisa e Extensão. Nesse sentido, a pesquisa só é válida quando há o entendimento da realidade, no sentido de transformá-la em prol do bem das pessoas. Assim, a Instituição tem o importante papel frente à comunidade que é o de produzir conhecimentos capazes de interferir positivamente no seu funcionamento e organização.