Cerimônia de “Passagem da lâmpada” marca o dia do Enfermeiro

Publicado em: 14-05-2018

 
Aconteceu na última sexta-feira, 11, na Aprofe, a “Cerimônia de Passagem da Lâmpada", em comemoração ao Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio. O evento, organizado pela direção da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Rio Verde – UniRV, teve como objetivo transmitir experiências para os futuros profissionais. 
 
A mesa de honra dos trabalhos foi composta pelo Vice-Reitor, professor Me. Leonardo Veloso do Prado, representando o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; pelo Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Me. Nagib Yassin; pelo diretor da Faculdade de Enfermagem, professor Me. Elton Brás Camargo Júnior; pela coordenadora do Núcleo de Extensão da Faculdade de Enfermagem, professora Esp. Rosilene da Silva Ribeiro; e pelo conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), professor Me. Lair Ferreira de Oliveira Filho.

O Coral da Instituição, sob regência do maestro, professor Me. Júlio César Costa Barbosa abrilhantou o início do evento, e os acadêmicos do 1º período realizaram a apresentação de um teatro contando a história de Florence Nightingale, uma enfermeira que conseguiu reduzir o número de mortos entre os feridos de combate por percorrer os dormitórios, à noite, com uma lâmpada à óleo para ver os pacientes. Na atualidade, a passagem da chama aos concluintes demonstra a continuidade da assistência de enfermagem, e que estes profissionais estão preparados para o mercado.
 
Na cerimônia, os padrinhos entregaram a lâmpada aos 17 graduandos, recomendando que eles ajudem a manter sempre acesa aquela chama do ideal. Tais simbolismos acompanham os momentos marcantes do curso e eternizam a profissionalização da assistência de enfermagem como uma das mais nobres profissões.