Docentes da Faculdade de Medicina Veterinária participam de Workshop em Goiânia

Publicado em: 18-05-2018


Nesta quarta-feira, 16, os professores da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Rio Verde – UniRV, Dr. Juliana Olivência Ramalho Nunes e Dr. Tiago Luís Eilers Treichel participaram do I Workshop sobre Ensino de Saúde Pública nas Instituições de Ensino da Medicina Veterinária, realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de Goiás (CRMV/GO), em Goiânia.

Promovido pelas Comissões de Ensino e de Saúde Pública do CRMV/GO, o Workshop discutiu o papel e a importância do médico veterinário na saúde pública, experiências registradas em Goiás, demonstrativo da situação atual de seu ensino no estado, discussão em grupo e apresentação de propostas. Participaram do evento, coordenadores e professores das instituições de Medicina Veterinária do Estado de Goiás.

Segundo o professor Tiago, a intenção do evento foi ampliar o assunto dentro das instituições de ensino, a fim de melhorar a qualificação do médico veterinário, que passou a fazer parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), desde 2011, atuando ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à Saúde nos municípios brasileiros. Além de ressaltar a importância de melhorar a qualificação do médico veterinário frente à demanda atual do mercado, com ocorrências de diversos tipos de zoonoses registradas no Brasil, como: Leishmaniose Visceral Canina (LVC), Dengue, Chikungunya, Raiva animal e humana, dentre outros.

Ele afirmou ainda que mais de 70% das doenças da lista de notificação obrigatória do Ministério da Saúde são zoonoses, ou seja, transmitidas de animais para seres humanos.  “Existe muita desinformação dos profissionais de saúde, em geral, sobre o conceito de Saúde Única, termo que traduz a união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental”, finalizou.
 
 
Fotos: Faculdade de Medicina Veterinária