UniRV promove “II Mostra de Piscicultura Ornamental” da Faculdade de Medicina Veterinária

Publicado em: 24-05-2018


Sob coordenação do professor Dr. Sérgio Fonseca Zaiden, acadêmicos participaram na tarde desta quarta-feira, 23, da “II Mostra de Piscicultura Ornamental” da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Rio Verde – UniRV. O evento incluiu a apresentação de um projeto de aquário planejado para abrigar peixes ornamentais de diferentes ambientes aquáticos, com o intuito de promover a formação de médicos veterinários que se proponham a atender esse nicho do mercado ainda bastante carente de profissionais.

Segundo o coordenador, a piscicultura ornamental é a atividade que se encarrega da produção, distribuição, cuidados e manutenção de peixes, cujo valor econômico está em sua beleza pelo formato do corpo e coloração diferenciada ou por serem multicoloridos. “Essa prática rende anualmente milhões de dólares em todo o mundo. Infelizmente, ainda é uma atividade negligenciada em nosso país por falta de conhecimento e de profissionais habilitados”, comentou.

Ele afirmou ainda que na cidade de Rio Verde existem atualmente quatro estabelecimentos comerciais que se dedicam a venda de peixes ornamentais como parte da linha pet. “A presença do comércio mostra o interesse da população em adquirir peixes ornamentais como animais de estimação”, finalizou.