Professores realizam prova do Doutorado em Ciências dos Materiais

Publicado em: 25-05-2018

 
Dez docentes realizam nesta sexta-feira, 25, a primeira prova da disciplina "Material II", do Doutorado Acadêmico em Ciências do Materiais, oferecido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Ilha Solteira) em convênio com da Universidade de Rio Verde – UniRV.

Ao longo de quatro anos, 17 inscritos no programa assistirão, em sua grande maioria, aulas por videoconferência. Segundo o coordenador local do Doutorado em Ciências dos Materiais, professor Dr. Bacus de Oliveira Nahime, o curso vem para contribuir com a qualificação do corpo docente da Instituição.

Ciências dos Materiais

A Ciência dos Materiais está intimamente ligada a vários campos tradicionais da engenharia e da ciência: física, metalurgia, química, eletricidade e mecânica. Na verdade, o engenheiro de materiais necessita de conhecimentos básicos em todas essas áreas. O que distingue a Ciência dos Materiais é o fato de que envolve a investigação de todos os parâmetros que determinam as propriedades de um dado material durante sua vida útil, isto é, nas fases de extração, fabricação, utilização e descarte ou reciclagem.

Assim, a Ciência dos Materiais estuda as relações que existem entre a estrutura de um material e suas propriedades, sejam elas mecânicas, químicas, óticas, elétricas ou magnéticas. Um conceito básico para o estudo de qualquer material é o conceito de microestrutura, definida como o arranjo de núcleos, elétrons e defeitos do material em escala atômica. A microestrutura afeta profundamente as propriedades de um material e consequentemente suas aplicações práticas. O estudo da correlação entre a microestrutura e as propriedades macroscópicas dos materiais constitui o objetivo básico da Ciência dos Materiais.


Fonte: Instituto Militar de Engenharia (IME)