Docente e egresso da Faculdade de Psicologia apresentam trabalhos em San Diego

Publicado em: 05-06-2018


O diretor da Faculdade de Psicologia da Universidade de Rio Verde, professor Dr. Fábio Henrique Baia e o egresso Rafael Peres Macedo participaram, de 24 a 29 de maio, em San Diego, Califórnia (USA), da “44th Annual Convention of the Associaton for Behavior Analysis International”.

Durante o Simpósio “Cultural Analysis: From the Laboratory to the Natural Environment, From Basic to Translational Research", o docente apresentou o trabalho "Different Effects of Punishment and Extinction in Reducing Culturant´s Frequency". Segundo ele, a participação em eventos como esse permite estabelecer parcerias para formação de rede de pesquisa, além de conhecer o que é realizado por pesquisadores de renome. "Pude realizar novas parcerias como por exemplo com o Dr. Bryant Sillbaugh (University of Texas at San Antonio), além de fortalecer as antigas, como com o Dr. Marcelo Benvenuti (USP), Dr. Aécio Borba (UFPA), Dra. Sigrid Glenn (University of North Texas) e Dr. Kaliu Couto da Oslo Metropolitan (University da Noruega)", comentou. Baia destacou ainda a importância da UniRV em todo o processo da produção acadêmica, mediante a concessão de bolsas de pesquisa. "Recebemos Bolsas Pesquisador (edital 2017) e PIBIC (2017-2018), que tornaram a execução viável. Além do Edital de participação em Eventos, sem o qual minha ida a San Diego não seria possível", destacou o professor. 
 
À ocasião, o egresso Rafael Peres Macedo expôs, em formato de pôster, sua pesquisa de mestrado intitulada "Effects of Delay on Resistance to Change and Ressurgence”, orientada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Dr. Carlos Cançado. “Graças a minha formação na UniRV consegui aprovação para a entrada no mestrado, e tive um bom desempenho. Fui bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) por 3 anos consecutivos, sob orientação do Dr. Fábio Henrique Baia. Hoje tenho a oportunidade de participar de eventos internacionais e divulgar a minha pesquisa", finalizou. Em agosto, Macedo defenderá sua dissertação de mestrado, e o professor Baia será membro externo em sua banca.   


Fotos: Faculdade de Psicologia