“Complexidade, transdisciplinaridade e educação” é tema de debate na Faculdade de Pedagogia

Publicado em: 11-06-2018


Docentes e acadêmicos da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde – UniRV participaram na última quarta-feira, 06, no Centro de Negócios, da palestra “Complexidade, transdisciplinaridade e educação”. A atividade fez parte do “I Seminário Internacional de Educação Superior” realizado pela UniRV, Conselho Estadual de Educação (CEE) e Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Goiânia.

De acordo com o diretor da Faculdade de Pedagogia, professor Dr. José Reinaldo de Araújo Quinteiro, a partir da ótica de Edgar Morin, um antropólogo, sociólogo, filósofo e pesquisador francês, a palestra visou debater sobre os paradigmas que alicerçam a formação do ser humano, e compreender o pensamento complexo e a pedagogia transdisciplinar como meios de se atingir uma nova cosmovisão para a educação.

Para discutir o assunto, foi convidada a professora e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade de Barcelona, Dra. Maria Cândida Borges de Moraes. Ela tem diversas pesquisas e publicações sobre o tema, com destaque para a obra “Pensamento Eco-sistêmico - Educação, Aprendizagem e Cidadania no Século XXI”.

A atividade contou ainda com a participação especial de Adriano José Hertzog Vieira, doutor em Educação e Aprendizagem. Ele é docente na Universidade Católica de Brasília (UCB) e diretor do Instituto Transdisciplinar de Formação Saber Cuidar.
 
 
Fotos: Faculdade de Pedagogia