Engenharia Mecânica realiza 12ª edição do Mini Baja

Publicado em: 27-06-2018


Com o objetivo de colocar em prática todo o conteúdo teórico trabalhado em sala de aula, desenvolvendo assim, a capacidade necessária à formação profissional de excelência, a Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Rio Verde – UniRV promoveu, de 22 a 24 de junho, a competição de Mini Bajas, sob coordenação dos professores Me. Daniel Fernando da Silva e Anízio de Assis Miranda.

O evento foi destinado aos acadêmicos, professores e profissionais das engenharias, e a programação foi dividida em três etapas. A primeira foi apresentar os carrinhos, a segunda, tomada de tempo e por último, a competição entre as equipes participantes, e troféus para 1º (Bate Estaca), 2º (Dick Vigarista) e 3º lugar (Felinas Racing).

A natureza multidisciplinar da atividade envolve várias áreas do conhecimento (projeto, design, fabricação, qualidade, segurança, materiais, marketing), mostrando a necessidade do engajamento e ação conjunta do departamento de ensino e a respectiva coordenação, resgatando a importância da orientação acadêmica na formação do profissional de engenharia.

Segundo o professor Me. Daniel Fernando da Silva, o Mini Baja é fundamental na formação complementar do acadêmico, pois ao término da realização e construção do veículo, ele terá passado por todos os rigores de comprometimento, entendimento claro das regras e objetivos e, finalmente, o triunfo de chegar ao final do projeto. “Mais importante que ele conquistar o pódio é participar da prova com todo afinco em cada etapa do processo. O discente passa por uma experiência fundamental para o sucesso em sua carreira”, disse.

Projeto

O projeto Mini Baja é uma competição entre Instituições de Ensino Superior de Engenharia e Tecnologia para estudantes de graduação. A disputa visa simular uma situação real de desenvolvimento de um projeto com todos os desafios que o envolvem. Cada participante compete para ter seu projeto aceito por um fabricante fictício. Desta forma, os graduandos devem trabalhar como uma equipe para projetar, construir, testar, promover e disputar com um veículo que respeite as regras impostas, além de conseguir suporte financeiro para o projeto, procurando sempre fazer um carro de baixo custo e de fácil produção em massa. Tudo deve ser feito respeitando as prioridades acadêmicas.


Fotos: Faculdade de Engenharia Mecânica