Agronomia promove palestra sobre inoculantes na agricultura

Publicado em: 29-08-2018


Aconteceu nesta segunda-feira, 27, no auditório do Bloco Administrativo, a palestra “A importância dos inoculantes na agricultura atual e sua associação com biodefensivos”, proferida pela gerente técnica de Mercado do Grupo Vittia - Divisão BioValens, Ma. Cibele Nataliane Facioli Medeiros. A atividade foi organizada pela Faculdade de Agronomia da Universidade de Rio Verde - UniRV, em parceria com o Diretório Acadêmico (DA).

Mais de 160 pessoas entre acadêmicos da UniRV e de outras instituições de ensino, produtores e consultores participaram do evento. Durante a apresentação, a palestrante derrubou mitos como a produção de inoculantes na fazenda e "longa vida". Mostrou como se dá a interação destas bactérias com as plantas, os benefícios que elas trazem e sua capacidade de economia no sistema produtivo. Ela deu ainda orientações de como otimizar a ação dos inoculantes, potencializando seus ganhos na lavoura.

Segundo o professor Dr. Eduardo Souza Freire, a adesão dos produtores se deve ao baixo custo do produto e alta eficiência nas culturas de importância econômica. Contudo, o potencial desta ferramenta não tem sido explorado em totalidade. "Além disso, o uso de inoculantes em associação com biodefensivos pode potencializar o efeito de ambos. Diante do exposto, a palestra se coloca em um cenário atual e de grande importância para acadêmicos, produtores e consultores", comentou.

Toda a arrecadação coletada será destinada à Associação Beneficiente Auta de Souza (ABAS).
 

CURRÍCULO DA PALESTRANTE

Cibele Nataliane Facioli Medeiros é engenheira agrônoma formada pelo Centro Universitário Moura Lacerda (Ribeirão Preto) e mestre em Genética e Melhoramento Vegetal pela Universidade Paulista (Unesp/Jaboticabal), atuando na área de biotecnologia, desenvolvimento de marcadores moleculares, expressão gênica e virologia.

Atualmente é gerente técnica de mercado do Grupo Vittia - Divisão BioValens, atuando com controle biológico de pragas e doenças. Ela também coordenou a pesquisa e desenvolvimento de produtos biológicos do Grupo em questão, desenvolvendo pesquisa em microbiologia, formulação de bioprodutos e inoculantes, e fixação biológica de nitrogênio.


Fotos: Faculdade de Agronomia