Fundador da Embraer ministra palestra no 3º Enae

Publicado em: 25-09-2018


Visando desenvolver um espaço que possibilite a discussão e a troca de conhecimentos fundamentais na formação de profissionais comprometidos com os problemas contemporâneos, as Faculdades de Engenharia da Universidade de Rio Verde - UniRV deram início nesta segunda-feira, 24, no Clube Dona Gercina, a terceira edição do “Encontro Acadêmico das Engenharias – III Enae”, com a participação de mais de 800 pessoas entre acadêmicos, professores, pesquisadores e profissionais da área, sob organização do Conselho Superior das Engenharias (Consue). 

Para compor a mesa de honra estiveram presentes, o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; o Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Dr. Gustavo André Simon; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, professor Dr. Eduardo Lima do Carmo; a Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Ma. Vanessa Renata Molinero de Paula; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Me. Nagib Yassin; a procuradora geral, professora Ma. Viviane Aprigio Prado e Silva; e os diretores das Faculdades de Engenharia Civil, Mecânica, de Software, de Produção e Ambiental, professores Me. Giancarllo Ribeiro Vasconcelos; Dr. Warley Augusto Pereira; Me. Fabian Correa Cardoso; Me. Fábio Elias Freitas e Me. Rênnystton de Lima Ribeiro, respectivamente.
 
Mesa diretiva dos trabalhos 

Em pronunciamento, o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira parabenizou o Consue pela organização do evento e desejou sucesso a todos os participantes, destacando que a próxima edição do Encontro será realizada no Centro de Convenções da UniRV. “Não sei se todos vocês sabem, mas eu sou engenheiro eletricista, criei as Faculdades de Engenharia Civil e de Software, e sinto-me extremamente honrado em ser docente das Engenharias e participar deste evento que tem como palestrante o professor Dr. Ozires Silva, que foi inspiração para minha geração”, disse. Ele destacou ainda que a realização do III Enae evidencia o resultado de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido nas Faculdades de Engenharia, com investimentos em docentes, laboratórios, biblioteca digital, capacitação de pessoal, pesquisa e trabalhos voltados à comunidade.
 

Reitor da UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira

O coordenador geral do evento, professor Me. Giancarllo Ribeiro Vasconcelos agradeceu a presença de todos e cumprimentou os presentes, salientando que o salão lotado é resultado do comprometimento de toda a equipe. “Esta prática educativa tem por objetivo, além da integração de docentes e discentes, proporcionar mecanismos para aprimorar a formação dos acadêmicos, oportunizando aos futuros engenheiros um evento que contribua com a troca de experiências e conhecimentos referentes à atuação de cada um com ética e competência, tanto na vida acadêmica quanto profissional”, salientou.
 

Coordenador geral do III Enae, professor Me. Giancarllo Ribeiro Vasconcelos

Dando continuidade às atividades propostas, a Comissão Organizadora do Enae homenageou os acadêmicos das Engenharias de Software, Felipe Peretti; Ambiental, Nadine Pereira Merlo; Civil, Thayrini Duarte Cadozo; Mecânica, Paulo Victor Freitas Silva e de Produção, Mariana da Silva Moraes com o título de excelência acadêmica pelo excelente desempenho durante os cursos. Em seguida, o músico Fábio Bittencourt, acompanhado por discentes dos diversos cursos oferecidos pela UniRV, fez uma apresentação que emocionou a todos os presentes.

O nome mais esperado da noite, o ex-ministro da Infraestrutura do Brasil e fundador da Embraer, umas das maiores empresas aeroespaciais do mundo, Dr. Ozires Silva começou a palestra “Liderança e Ética” falando da dificuldade em manter uma posição de destaque no mercado tão competitivo. “Eu no passado, com minha pequena equipe, quando nós começamos a Embraer, nós não tínhamos certeza do que iria acontecer no futuro. Lembro-me da madrugada do dia 22 de outubro de 1968, nós estávamos esperando com ansiedade o amanhecer do dia para que o avião pudesse voar, e evidentemente não sabíamos nem se o avião poderia voar, mas ele decolou. Aquela decolagem não sai da minha cabeça a nenhum instante. Enfim, os sonhos dessa natureza vocês precisam manter de pé para garantir que novos aviões possam surgir. Os desafios de hoje são muito maiores, mas acreditem em vocês mesmos, vocês são capazes de fazer a diferença!”, afirmou.
 
Ministro da Infraestrutura do Brasil e fundador da Embraer, Dr. Ozires Silva 

O evento prossegue até nesta sexta-feira, 28, com palestras, minicursos, workshops, visitas técnicas, mostras científicas, oficinas e atividades culturais, com o intuito de promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional, e apresentar as mais recentes pesquisas, tendências e inovações nas áreas das Engenharias Ambiental, Civil, Mecânica, Produção e Software. O evento terá ainda o show de encerramento da banda Mr. Gyn e um festival de food truck. A programação completa e as inscrições podem ser realizadas no site: enae.faengrv.com.br.
 
Notícia WebTV: