Faculdade de Direito é campeã na primeira competição de Arbitragem Empresarial

Publicado em: 25-09-2018


No último sábado, 22, a cidade de Rio Verde sediou a primeira competição de arbitragem empresarial realizada no estado de Goiás. Realizada pela Câmara de Arbitragem e Mediação da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (CAM/ACIRV) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/GO), a Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde – UniRV foi consagrada campeã, obtendo a maior pontuação geral do evento.

A competição simula um procedimento arbitral de uma questão fictícia, em que os competidores atuam como advogados das partes em conflito, e suas habilidades são avaliadas por árbitros - profissionais com experiência em arbitragem – que, mais do que julgar a atuação de cada equipe, têm a função de dar feedbacks que auxiliem na melhoria da performance das equipes e no aprendizado da dinâmica do procedimento.

O time da UniRV, integrado pelos acadêmicos Karina Testa, Fernanda Mota, Daniela Giacomini, Dayane Toscano, Rita de Cássia, Gabriela do Nascimento, Maria Alvínia Silva e Tales Gabriel Bittencourt, foi criado há aproximadamente 6 meses, orientado pelo professor da disciplina de “Direito Empresarial”, Me. Paulo Antônio Rodrigues Martins, com o apoio da direção do curso e dos docentes Me. Arício Vieira da Silva e Ma. Fabiana Cintra Sielskis Porto. O grupo enfrentou pela manhã as equipes das Faculdades Objetivo e FAR, sendo classificado em primeiro lugar para a final, que foi realizada no período vespertino. Na grande final, a equipe UniRV enfrentou a equipe FAR e se consagrou campeã (UniRV - 2.500 pontos; FAR - 2.200 pontos; Objetivo - 1.700 pontos). 

Para o professor Me. Paulo Antônio Rodrigues Martins, a equipe UniRV foi vencedora pois houve compromisso e seriedade por parte dos acadêmicos. “Diversas reuniões foram realizadas aos sábados pela manhã, além de estudos implementados individualmente no decorrer da semana. Isso demonstra que o nosso curso é de excelência e que está preparado para oferecer aos futuros operadores do direito o que há de mais moderno e inovador na área jurídica", disse. Ele, que foi um dos coordenadores do evento, afirmou ainda que a competição vai colaborar para a mudança de cultura entre os profissionais de direito da região - da cultura jurídica extremamente dependente do Poder Judiciário para a cultura jurídica autônoma e empoderada, que procura outros instrumentos para a solução de conflitos jurídicos e a pacificação social. 

No próximo final de semana, o time participará da Competição Regional de Arbitragem do Centro-Oeste, que pela primeira vez será realizada na capital do Estado. No próximo ano, a Faculdade de Direito da UniRV estará na Competição Nacional de Arbitragem, em São Paulo (SP). 

Arbitragem Empresarial

A “competição de arbitragem empresarial” é um evento estudantil criado em Vienna, na Aústria, no ano de 1993. A primeira competição realizada no Brasil foi na cidade de São Paulo, em 2010, organizada pela Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil (CAMARB). No centro-oeste, a primeira competição foi organizada no Distrito Federal, em 2015. No território goiano, a primeira competição foi realizada no dia 22 de setembro, em Rio Verde, e a próxima será em Goiânia, no período de 28 a 30 de setembro.

O Instituto da Arbitragem não é novo no Brasil, pois foi regulamentado pela Lei nº 9.307, de 1996. O principal objetivo da arbitragem é promover a resolução e o tratamento adequado de conflitos fora do Poder Judiciário, principalmente em questões empresariais e contratuais. A resolução dos conflitos nesse ambiente é rápida e técnica, além de garantir sigilo e confidencialidade de todos os atos. Além disso, a arbitragem é um mecanismo importante para promoção da justiça ao caso concreto, sem a necessária participação do Estado. Em países economicamente mais ricos, a arbitragem e a conciliação são os principais mecanismos de solução de conflitos na área comercial, como por exemplo, nos Estados Unidos e na Inglaterra. 


Informações e fotos: Faculdade de Direito