Faculdade de Engenharia Civil é destaque em revista do Instituto Brasileiro de Concreto

Publicado em: 02-10-2018


O Concurso Pórtico realizado, no mês de junho, pela Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Rio Verde – UniRV, coordenado pelo professor Me. Tiago Ferreira Campos Neto, foi destaque na última edição (ano XLVI 91 Jul-Set 2018) da Revista Concreto & Construções, veículo impresso oficial do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON).

O desafio consistiu em projetar e executar um pórtico de concreto reforçado com fibras capaz de resistir a carga pontual contínua em prensa hidráulica. Cada pórtico teve verificadas suas dimensões e massas, cujos limites estipulados pelo regulamento deveriam ser obedecidos para não acarretar descontos na pontuação final de cada equipe. A equipe vencedora foi a do pórtico que resistiu a uma carga máxima de 276,16 Kjf.

O IBRACON incentivou a continuidade da iniciativa, que foi inspirada no Concurso do Aparato de Proteção ao Ovo, realizado anualmente no Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Instituto. Segundo o docente, o intuito foi testar a capacidade dos acadêmicos no desenvolvimento de elementos estruturais que resistam a cargas, tirando o máximo proveito das propriedades do concreto reforçado com fibras como material estrutural. 

Revista Concreto & Construções

O veículo impresso, de caráter técnico-científico e informativo, tem o intuito de divulgar conceitos, teorias e as boas práticas construtivas no âmbito do planejamento, gerenciamento, projeto estrutural, materiais, execução e manutenção de estruturas e pavimentos de concreto.

A Biblioteca da UniRV disponibiliza para consulta gratuita, a cada nova edição (três ao ano), a Revista Concreto & Construções. Segundo o professor Me. Tiago Ferreira, a revista trata de uma completa fonte de pesquisa para os acadêmicos do curso de Engenharia Civil, principalmente aqueles que estão na fase de projeto de conclusão de curso. Ele também afirmou que é de grande importância que os discentes acessem este e outros periódicos que estão à disposição na Biblioteca.