Projeto bate recorde e com 193 kg de resistência vence a VIII Uniponte

Publicado em: 13-06-2019


A Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Rio Verde – UniRV realizou de 06 a 09 de junho, a oitava edição da competição de ponte de macarrão (Uniponte). A tarefa proposta foi a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete e cola, respeitando os critérios do regulamento, com o objetivo de incentivar os acadêmicos a utilizar os conceitos teóricos estruturais para projetar e construir. A maquete de ponte dos acadêmicos: Rosane Borges Moraes, Weverton Carlos Martins, Beatria da Silva Gomes, Yeanna Silva Raya, Leidijane Maria Araujo, Catiane Nascimento dos Santos e Karoline Prado de Oliveira quebrou o recorde das edições anteriores, e com resistência de 193 KG, venceu o concurso.

Simultaneamente, foi realizada a 2ª edição do Concurso Pórtico, com o intuito de testar a capacidade dos alunos no desenvolvimento de elementos estruturais que resistam a cargas, tirando o máximo proveito das propriedades do concreto reforçado com fibras como material estrutural. O projeto da equipe composta por: Ana Cecilia Vieira Cavalcante, Estefane Cabral Ferrari, Gabriel Moraes Carvalho Fernandes, Gabriel Tigo Ferreira, Hevisllayne Ketany Guimarães Freitas, Lucas Dionesio Barros, Maria Julia Sanches Barbosa e Mirelle Ribeiro Santos conseguiu atingir a maior força aplicada, de 346,25 KGF, e foi a vencedora da edição.

Sob coordenação do professor Rodrigo Francisco Borges Lourenço, os principais objetivos das atividades é aplicação dos conhecimentos básicos de Estática e Resistência dos Materiais para resolver problemas de Engenharia; projetar sistemas estruturais simples; colocar em prática o que é estudado e abordado dentro de sala de aula e estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando trabalho em equipe e competitividade.