Professor da UniRV fala sobre redemoinhos de fogo no Jornal Nacional

Publicado em: 18-09-2020


Professor da Faculdade de Agronomia da Universidade de Rio Verde – UniRV, na área de irrigação e climatologia, Dr. Gilmar Oliveira Santos falou sobre o fenômeno climatológico dos redemoinhos e fogo registrados na região de Santa Helena durante a matéria do Jornal Nacional, exibida nesta quinta-feira, 17 de setembro.

Durante a entrevista, Gilmar explicou que o fenômeno se dá quando a superfície do solo atinge altas temperaturas, geralmente acima de 35 graus, fazendo com que o calor da superfície se eleve e atinja uma camada mais fria em torno de zero grau. Esse movimento de convecção do ar cria um movimento do vento em espiral, que é o redemoinho.

Gilmar é graduado em Engenheira Ambiental pela Fundação Educacional de Fernandópolis, mestre em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Campus Ilha Solteira e doutor em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor da UniRV com aulas em cursos de Graduação, Pós-Graduação e Mestrado.

Atua ainda como revisor Ad-hoc em sete periódicos com pareceres na área de Irrigação, Agroclimatologia e Manejo de Bacias Hidrográficas. As principais atividades desenvolvidas são voltadas para a agroclimatologia, irrigação e o planejamento hidro-agrícola e ambiental de bacias hidrográficas com ênfase no reaproveitamento de efluente de esgoto tratado para fins de (ferti) irrigação, manejo da irrigação e qualidade da água. Um dos trabalhos de repercussão nacional foi o software Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada.

A matéria completa pode ser assistida no link.