Faculdade de Agronomia promove XVIII Semana Agronômica

Publicado em: 27-11-2020


Nos dias 24 e 25 de novembro, foi realizada a XVIII Semana Agronômica (SEAGRO) da Universidade de Rio Verde - UniRV, com a temática central “Agricultura Tecnológica e Sustentável”.  O evento é promovido pela Faculdade de Agronomia e já faz parte do calendário agrícola do Estado de Goiás.  A edição deste ano foi realizada on-line, em virtude da Pandemia, sendo todas as atividades transmitidas pelo canal oficial da UniRV no YouTube, com a participação de acadêmicos, professores e produtores rurais.

A abertura oficial contou com a participação dos Pró-reitores: prof. Dr. Gustavo André Simon (Pós-Graduação); prof. Dr. Eduardo Lima do Carmo (Pesquisa e Inovação), do diretor do curso, prof. Dr. Takeshi Kamada, da coordenadora do evento, profa. Dra. Rose Luiza Tavares, além da vereadora Marussa Boldrin, representando o Poder Legislativo de Rio Verde. Todos os integrantes destacaram a importância do agronegócio para o País, ressaltando a necessidade da busca constante pela maior eficiência e sustentabilidade dentro da cadeia de produção agrícola, tendo a Universidade de Rio Verde um papel fundamental na formação de recursos humanos qualificados para atuar neste segmento.

A atividade está disponível para os interessados em acessar o conteúdo, clicando no Link.
 
A programação do primeiro dia contou com a palestra de abertura, com o tema: “Tecnologia de bioanálise do solo (BioAS)”, ministrada pela Dra. Ieda de Carvalho Mendes da Embrapa Cerrados e mediada pela prof. Dra. Rose Luiza Tavares. Foi apresentado a tecnologia de avaliação de solo BioAS, cuja proposta é a inclusão de avaliações microbiológicas (enzimas B-glicosidade e Arisulfatase) nas análises de rotina de solos.
 
Ainda no primeiro, os professores do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras, Luiz Roberto Guimarães Guilherme, Bruno Teixeira Ribeiro e Sérgio Henrique Godinho Silva ministraram a palestra: “Inovação e otimização da análise de solo e de plantas com uso da fluorescência de raios X portátil (pXRF).
 
Para abrir as atividades do segundo dia, a palestra “Controle biológico de pragas aplicado na cultura da soja” ministrada pelo pesquisador da Embrapa Soja, Dr. Adeney de Freitas Bueno e moderada pelo professor Dr. Eduardo Lima, demonstrou a importância, crescimento e potencialidades do controle biológico frente ao cenário agrícola nacional, destacando as relações de equilíbrio e sustentabilidade do agroecossistema.
 
E para encerrar o ciclo de palestras, o tema: “Controle biológico de doenças aplicado na cultura da soja” foi debatido pelo pesquisador e professor Dr. Flávio Medeiros da Universidade Federal de Lavras, apresentando inovações e cuidados no manejo de doenças na soja com biodefensivos.